A semana do comércio exterior brasileiro em DatamarWeek

Apesar de superávit na balança comercial, exportações já registram quedas que associações atribuem à instabilidade da moeda

Comércio Exterior

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,685 bilhão na segunda semana de agosto, resultado de US$ 4,504 bilhões em exportações e US$ 2,819 bilhões em importações. No total do mês, o superávit soma US$ 2,321 bilhões com 7,7% de crescimento nas exportações em relação ao mesmo período de 2015. A média diária de importações no período caiu 7,8% na mesma comparação.

Navios, portos, terminais & infraestrutura relacionada

A operadora logística Marimex solicitou ao governo revisão dos parâmetros que embasaram a licitação de uma área no porto de Santos arrematada pela empresa em 2015. A empresa, que ainda não assinou o contrato de arrendamento, alega que seja impossível cumprir a movimentação de 1,8 milhões de toneladas por ano de papel e celulose exigida no documento. Com investimento aproximado de R$247 milhões, a área foi licitada para a operação de um terminal destinado à movimentação de celulose, papel e carga geral não containerizada.

O Porto de Suape deve concentrar cerca de R$ 2,1 bilhões em licitações na nova fase do Programa de Investimentos em Logística do governo estatal. Os projetos incluem um novo terminal de containers, um de veículos, um de grãos de trigo e outros dois terminais de granéis minerais. Ainda não há previsão de data para o início das licitações.

Os proprietários do grupo Libra, dono de áreas de terminais nos portos de Santos e Rio de Janeiro, encontram-se atualmente em conversa com um fundo de investimentos estrangeiro sobre uma possível venda. Estima-se que o controle do grupo gire em torno de R$ 1 bilhão.

O Porto de Vitória retomou, na última terça-feira (9), as obras de dragagem e derrocagem a fim de aumentar a profundidade dos sete quilômetros de seu canal para 14 metros, dos 11,4 metros atuais. O serviço, orçado em R$ 120 milhões pelo governo federal, foi iniciado há quatro anos e encontrava-se paralisado desde o segundo semestre de 2015. A previsão do fim dos trabalhos é até o final deste ano.

O processo de licitação para contratação dos serviços de dragagem do canal de navegação do Porto de Santos foi reaberto pela Codesp na última quarta-feira (10). No momento, o serviço é executado pela empresa holandesa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda, que possui contrato vigente até 15 de outubro deste ano sem possibilidade de renovação.

O Porto do Pecém movimentou um total de 5.067.531 toneladas no primeiro semestre deste ano, número que representa 15% de aumento em relação ao mesmo período de 2015. Em termos de exportação, foram enviadas 627.849 toneladas de cargas para o exterior, incremento de 32% na mesma comparação. Mas as importações seguem tendo maior representatividade com 4.439.683 toneladas desembarcadas, aumento de 13% em relação a 2015.

Embarcadores e cargas

As exportações brasileiras de carne bovina totalizaram US$ 423 milhões em receita no mês de julho, número que representa queda de 13,1% em relação ao mês anterior. Em volume, foram embarcadas 109,4 mil toneladas no mês, com 24,4 mil toneladas adquiridas por Hong Kong. No acumulado do ano, a receita somou US$ 3,3 bilhões, registrando retração de 1% em relação ao mesmo período de 2015. Em volume, houve alta de 10% na mesma comparação com 845 mil toneladas.

O Brasil exportou 18,395 milhões de sacas de 60kg de café no acumulado dos sete primeiros meses deste ano, gerando uma receita de US$2,7 bilhões. Os números representam, respectivamente, queda de 10,7% e 25,1% em relação ao mesmo período de 2015, quando atingiram 20,589 milhões de sacas e US$3,6 bilhões. Os Estados Unidos e a Alemanha aparecem como principais compradores da commodity, com respectivamente 3,484 milhões e 3,404 milhões.

Teve início no último domingo (14) a exportação da safra de frutas frescas anual do Nordeste através do Porto do Pecém. Foram enviados à Europa 300 containers, somando cerca de 6 mil toneladas de melão, banana e manga. A Maersk foi responsável pelos dois primeiros embarques, com um navio saindo no domingo para a Europa e um segundo saindo na segunda (15) para os Estados Unidos. Um terceiro navio, da Hamburg Sud, saiu na última semana carregando cerca de 160 containers de manga com aproximadamente 3,2 mil toneladas.

As importações brasileiras de lácteos totalizaram 23,920 mil toneladas no mês de julho, representando um aumento de 122,7% frente ao mesmo período de 2015. Em valores, a soma foi de US$60,39 milhões, alta de 83,8% na mesma comparação. Os maiores fornecedores de produtos lácteos, em valor, foram o Uruguai, com 65,5%, a Argentina com 26,1% e a França, com 2,2%.

A balança comercial brasileira de autopeças registrou déficit de US$ 2,27 bilhões no primeiro semestre deste ano. O número representa queda de 31,5% em relação ao mesmo período de 2015, segundo o MDIC. As exportações totalizaram US$ 3,22 bilhões, registrando um recuo de 16,8% na mesma comparação. Já as importações somaram US$ 5,49 bilhões, registrando queda de 23,6%.

As exportações brasileiras de produtos elétricos e eletrônicos apresentaram queda de 22% em julho, em relação ao mesmo período de 2015, para US$ 431,8 milhões. No acumulado do ano, os embarques recuaram 2,7%, passando de US$ 3,37 bilhões de janeiro a julho de 2015 para US$ 3,28 bilhões no mesmo período de 2016. De acordo com a Abinee, o recuo das exportações decorre da falta de confiança das empresas em vender seus produtos no mercado externo, devido à instabilidade do real frente ao dólar.

Escrito por:

Datamar Consulting

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