Navegação na Hidrovia Tietê-Paraná é liberada antes da data prevista
Previsão era para fevereiro. A navegação no trecho foi reativada com o calado de 2,80 metros
A Hidrovia Tietê-Paraná foi reativada para navegação entre o trecho do km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava. O ponto estava interrompido para a passagem de embarcações, desde maio de 2014, em decorrência do baixo nível dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira.
A previsão para a volta da hidrovia era somente em fevereiro, como noticiado pelo Guia Marítimo na última segunda fera, (25).
A navegação no trecho foi reativada com o calado de 2,80 metros, estabelecido pelo Departamento Hidroviário a partir da manutenção da cota dos reservatórios definida pelo NOS (Operador Nacional do Sistema), órgão federal responsável pelo setor energético.
De 2006 a 2013, a quantidade de cargas escoada pela Tietê-Paraná cresceu de cerca de 3,9 milhões de toneladas para 6,3 milhões de toneladas, entre milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo.
Com a reativação da passagem de cargas de longo percurso, a projeção de movimentação na hidrovia é superar este ano o montante de 6,3 milhões de toneladas de cargas registrado em 2013. Para 2017, a expectativa é de que essa quantidade suba para 7 milhões de toneladas.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.