Bosch aposta na cabotagem para abastecer CD em PE

Com incentivo estadual, multinacional utiliza a unidade para atender à região Nordeste

Fruto da iniciativa do Governo de Pernambuco para atrair novos negócios, a Bosch inaugurou, em junho deste ano, as operações no novo CD (Centro de Distribuição) da companhia instalado no Cone Multimodal, em Cabo de Santo Agostinho – PE. Responsável pelo armazenamento e distribuição da linha de ferramentas elétricas e acessórios das marcas Bosch e suas duas marcas, Skil e Dremel, a unidade atende à demanda da região Nordeste e mais de 2.100 clientes e é atendida pelo serviço de cabotagem realizado através do Porto de Suape.

As mercadorias chegam a Suape com origem no Porto de Santos, em um serviço porta-a-porta que começa já em São Paulo, quando os containers saem fechados tanto da fábrica instalada em Campinas quanto do Centro de Distribuição localizado em Louveira. A carga enviada ao Tecon Suape e, posteriormente, chega ao CD da Bosch. A intenção da multinacional é trazer para Santos, em média, dois containers por semana, e embarcar mais de 40 por mês.

Este é o primeiro centro de distribuição regional da Bosch instalado fora do Estado de São Paulo e está alinhado ao projeto da companhia para descentralizar os seus CDs. A expectativa da empresa é obter aumento do volume de negócios em função da melhoria contínua dos processos e do melhor nível de serviço oferecido aos clientes do Nordeste. “O cliente já está percebendo uma melhora no serviço. Agora estamos mais próximos e podemos entregar muito mais rápido os nossos produtos”, comentou Ricardo Cabral, supervisor de Logística da multinacional.

O conjunto de incentivos fiscais oferecidos pelo Estado do Pernambuco são dirigidos a alguns setores da atividade econômica, como o industrial, central de distribuição e importador atacadista. O armazém da Bosch tem 1.995,52 mil m², comporta mais de 8 mil itens da divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch e está, atualmente, com mais de 50% de ocupação. Com a instalação do CD, o tempo de espera dos clientes passou de 10 para três dias em localidades da Região Metropolitana do Recife. “Utilizando a estrutura do Porto de Suape, economizamos tempo e garantimos maior excelência em nosso serviço. O transporte marítimo é uma aposta confiável e economicamente rentável. Contar com a estrutura do Porto de Suape é um diferencial para fazer essa operação dar certo”, pontuou Ricardo.

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em 2016, dos 11 milhões de toneladas movimentadas pelo Porto de Suape no primeiro semestre, 7,6 foram do transporte por cabotagem.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.