Químicos e petroquímicos na cabotagem

Modal pode reduzir o frete em 10 a 20%, segundo Log-In Logística

Apesar de algumas vertentes da economia brasileira começarem a apresentar sinais de recuperação, para vários setores, o momento ainda requer corte de custos. E é na atividade logística que grande parte das empresas embarcadoras de cargas está encontrando a solução para reduzir gastos e aumentar a competitividade.

O transporte marítimo entre distâncias internas do país vem apresentando soluções eficientes e duradouras, além de oferecer segurança nas atividades de transporte. Na área de químicos e petroquímicos, a cabotagem pode contribuir para reduzir em cerca de 10 a 20% o custo do frete, segundo a Log-In Logística Intermodal.

Segundo o diretor comercial da Log-In, Márcio Arany, “a cabotagem é a solução logística mais vantajosa para distâncias acima de 1.000 Km. O transporte via containers permite mais cuidado no manuseio dos itens e menos avarias na carga”.

Segurança é outro item primordial para o transporte de químicos e petroquímicos e, nesse quesito, a cabotagem também tem a contribuir: o índice de roubos de cargas no transporte marítimo é muito baixo, quando comparado a outros modais, além de oferecer monitoramento ininterrupto, que pode ser acompanhado on-line pelo embarcador.

Segundo dados da ABAC (Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem), o modal transporta no Brasil cerca de 20 tipos de líquidos, principalmente insumos para a indústria, que vão desde soda cáustica a produtos químicos mais complexos, volume que representa 10% do total de líquidos do país.

“Para se ter uma ideia, a cabotagem é responsável por apenas 9,6% do transporte de todas as cargas do país”, afirma Arany, demonstrando que o setor está em pleno desenvolvimento e ainda tem espaço para crescer.

A Log-In complementa os serviços de movimentação e armazenagem de cargas por meio de terminais intermodais próprios e de terceiros, como o de São Francisco do Sul, dedicado exclusivamente às operações de armazenagem e cross docking da Dow Química, cliente que atua nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos. Integrado com os modais marítimo e rodoviário, o terminal permite que o serviço seja atendido de ponta a ponta e garante a eficiência da operação.

Para conhecer os caminhos percorridos por embarcadores que migraram suas cargas para a cabotagem, atingindo cortes de até 50% nos custos gerais com logística e armazenagem, participe do evento A Hora da Cabotagem, em 15 de setembro de 2016, no Hotel Meliá, em São Paulo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.