Canal do Panamá e porto de Roterdã juntos para promover o comércio internacional
O Canal do Panamá e o porto de Roterdã assinaram um Memorando de Entendimento para promover o comércio internacional entre a Europa e a costa oeste da América do Sul.
Por meio desse acordo, as duas organizações trabalharão em estreita colaboração para otimizar as operações, incentivando o crescimento econômico e a troca de informações sobre novas oportunidades de desenvolvimento de negócios, incluindo parques logísticos e projetos de desenvolvimento portuário.
O acordo vem em um período de crescimento contínuo para o Canal do Panamá e o porto de Roterdã. No mês passado, o porto comemorou um novo recorde no transbordo nos primeiros seis meses de 2019 com 240,7 milhões de toneladas movimentadas, marcando um aumento de 3,4% em relação a 2018.
Durante o mesmo mês, o canal estabeleceu um novo recorde diário de 1,706 milhão de toneladas em 16 de agosto, pouco antes de receber o 7.000º trânsito de Neopanamax desde a inauguração do Canal Expandido em 2016.
O acordo é renovável após dois anos e permitirá que ambas as partes compartilhem informações sobre suas capacidades tecnológicas, incluindo a implementação de ferramentas e aplicativos digitais destinados a melhorar a eficiência do transporte e a redução de custos.
O acordo também inclui a troca de estudos de mercado, dados de trânsito e planos de modernização, bem como programas conjuntos de treinamento, estudos e atividades de marketing entre as duas partes.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
1 Comentário
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Ronaldo
29/03/2023 22:44