Baixo movimento na rota Ásia-Europa em 2015 tem motivo
Analista afirma que o fluxo foi prejudicado pelos estoques europeus, e tende a mudar no segundo semestre de 2016
O enfraquecimento da demanda por fretes marítimos na rota Ásia-Europa em 2015, que permaneceu ainda durante o primeiro semestre de 2016, deveu-se, em boa parte, a um desequilíbrio de estoques, de acordo com o analista da Maritime Strategies International James Frew. Em novembro do ano passado, os valores já tinham caído em até 28%, de acordo com relatório da Reuters a partir do índice internacional de Xangai.
Para a segunda metade do ano, entretanto, Frew aposta no crescimento da demanda em cerca de 7%, de acordo com a sua exposição durante a feira TOC Europa, realizada em Hamburgo nesta semana.
"Não se podem baixar os estoques ano após ano; em algum momento, os inventários precisam ser restituídos".James Frew / MSI
“No ano passado, houve uma queda imensa nos estoques europeus”, afirmou o especialista, explicando que essa seria a razão pela qual as importações da Europa caíram 4% em 2015, mesmo diante de um crescimento no PIB do continente, e do aumento dos gastos do consumidor em geral.
“Porém, obviamente, não se podem baixar os estoques ano após ano; em algum momento, os inventários precisam ser restituídos – o que deve começar a acontecer agora na segunda metade do ano”, afirmou Frew durante a conferência na Alemanha.
Notícias do dia
-
Logística
deugro reforça presença no Brasil com foco em engenharia logística e projetos de...
-
Cabotagem
Aliança investe pesado em retroáreas para superar gargalos portuários
-
Cabotagem
Log-In vê cabotagem como resposta a custos altos, gargalos logísticos e transição...
-
Multimodalidade
MRS e DP World lançam solução multimodal para levar produção do Centro‑Oeste até...
-
Logística
CEVA aposta em inovação para driblar gargalos logísticos do Brasil
-
Cabotagem
Norcoast amplia cabotagem com nova escala em Salvador na Intermodal South America 2026
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.