Especialistas apostam no setor logístico como impulso para retomada da economia

Momento é de união de todos os setores da economia e empresários têm papel fundamental nisso

Com elevado potencial de crescimento na economia, a área de logística até 2018 deve receber investimentos de R$ 177 bilhões. “Se antigamente falávamos apenas de movimentação logística dentro das empresas, hoje, estamos expandindo esse conceito e buscando agregar toda a cadeia logística. Essa é uma forma de auxiliar as empresas a aperfeiçoarem seus custos nos processos logísticos”, afirmou o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Paulo Otávio Pereira de Almeida.

Com uma economia correndo na contramão do crescimento, Almeida aposta que o setor de logística será um dos que se recuperará rapidamente após a recessão. “É difícil encontrar um setor da economia que não utilize serviços logísticos. E, assim que a situação econômica for retomada, depois desse sabático econômico dos últimos dois anos, esse será com certeza dos primeiros setores a se reerguer e com a força que vinha demonstrando antes”, salientou.

Para o presidente Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, “é hora de retomar a estrada da economia”. Lembrando ainda da importância dos empresários que atuam nessa área e a responsabilidade nesse processo.

E salienta: “o momento é de união de todos os setores da economia e que juntos devem debater uma solução para o Brasil”. Para ele não é hora de discutir o problema da logística, dos hospitais, do comércio, “porque temos um problema maior que é do Brasil”. Na opinião de Skaf, é preciso buscar uma solução para o país, pois todos vão tirar proveito disso. “Se soltem um pouco do setor e vamos nos unir por uma causa maior, só assim vamos recuperar a economia brasileira”, alertou.

Segundo ele, o novo momento traz a expectativa de melhora em toda população para que ocorram mudanças positivas. “Agora estamos num novo momento que reacende a esperança, que não está em pessoas, vai depender de nós”, finalizou.

Infraestrutura como saída

Para o presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística), Pedro Francisco Moreira as obras de infraestrutura são uma das poucas saídas possíveis para que o governo interino possa dar início à retomada do crescimento econômico. “Acreditamos que uma grande cartada para o governo seria erguer com vigor a bandeira da infraestrutura, pois os logísticos não têm dúvidas de que a retomada econômica do Brasil passa pela infraestrutura, passa pela logística”. E explicou que erguer a infraestrutura é uma proposta de assimilação simples - e, além disso, uma necessidade já debatida exaustivamente nos últimos anos por todos os setores envolvidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.