Tudo depende de devolver credibilidade ao Brasil

Pesquisa da Amcham mostra infraestrutura como prioridade absoluta, com destaque para portos e ferrovias

Na visão de 160 empresários brasileiros consultados pela Amcham (Câmara Americana de Comércio), o sucesso do Programa de Concessões do Governo Temer dependerá da velocidade na recuperação da imagem e credibilidade do País no cenário interno e externo.

A pesquisa aconteceu na última sexta-feira, em São Paulo, durante edição do Seminário Produtividade Brasileira, oportunidade em que a Amcham entrevistou presidentes e diretores de empresas. Para 64% deles, a boa aceitação do plano, e dos 25 projetos, está atrelada à agilidade do governo no restabelecimento da confiança dos investidores, inclusive no cenário externo.

Entre os pontos cruciais para que o programa de Temer ganhe aceitação no mercado, segundo os executivos, estão o ritmo da aprovação de financiamentos (13%), o licenciamento ambiental (13%) e a realização de ‘road show’ com investidores (9%), este incluindo bancos, investidores e construtoras.

A agenda internacional aparece como prioridade na opinião dos empresários, segundo os quais os mercados alvos devem ser: Estados Unidos (47%), China (28%), outros países asiáticos (12%), América Latina (7%), União Europeia (4%) e África (2%).

O transporte ganha destaque na agenda do programa de concessões: apesar de enxergam quase todas as obras de infraestrutura como prioritárias, os executivos brasileiros listaram, por ordem de impacto na retomada na economia, os portos (27%), as ferrovias (24%), geração e transmissão de energia (24%), estradas (19%) e aeroportos (5%).

Em consonância com a opinião do mercado, a Amcham Brasil, em colaboração com o COA (Council of the Americas), vai promover, amanhã (21), em Nova York, um almoço empresarial com o presidente do Brasil, Michel Temer.

Fechado e voltado para empresários, investidores e executivos, o evento vai abordar a agenda de atração de investimentos do governo brasileiro, o novo programa de concessões de obras de infraestrutura e a agenda bilateral comercial Brasil-Estados Unidos.

A CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, e o presidente do Conselho de Administração da entidade, Hélio Magalhães, também CEO do Citi Brasil, acompanham a agenda nos Estados Unidos, que terá transmissão ao vivo às 10h45 (horário de Brasília) pelo site da Amcham.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.