Clássicos brasileiros ganham o mundo
Exportação de alimentícios desafia os conhecimentos de logística, no entanto mostra que, com eficácia, qualquer produto pode chegar ao destino com preços competitivos
Enquanto as importações brasileiras vêm sofrendo com gargalos estabelecidos nos portos e aeroportos, causados por medidas de fiscalização implantadas pelo governo sem a visão prática e global dos agentes do setor, o país tem incentivado as exportações, que têm conseguido melhor êxito.
Essa é a opinião do presidente e fundador do Grupo Martins, Lourival Martins, que explica que as exportações têm sido consideradas como prioridade por ser, no momento, “a única saída para poder minimizar o problema da crise, com várias pessoas envolvidas na desburocratização dos processos”.
O Grupo Martins realiza atualmente o envio de cargas refrigeradas de logística bastante particular para o exterior, como sorvete e peixe fresco (não congelado). O produto sai das regiões norte e nordeste, e segue especialmente para Miami. Segundo o executivo, “nosso país precisa ter uma cultura mais globalizada, e é possível colocar o seu produto, seja ele qual for, em qualquer lugar do mundo. Para isso, basta ter uma logística eficaz e bem planejada que faça o produto chegar ao destino com um custo baixo.
Outro produto brasileiro que tem ganhado o mercado externo é o pão de queijo. A Forno de Minas, indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, participou da Foodex feira de alimentos e bebidas realizada na semana passada, em Chiba, no Japão. “Além da grande comunidade brasileira que vive no país, o pão de queijo conquista, cada vez mais, o paladar do japonês”, afirma a Gerente de Comércio Exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba, que enfatiza a estratégia da empresa em abrir novos mercados.
Atualmente, o pão de queijo é exportado para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai e Emirados Árabes. Para este ano, ainda estão previstas parcerias com Colômbia, México e Argentina. O intuito é fechar 2020 exportando 15% da produção de pão de queijo. Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a TGI Fridays, no Oriente Médio, onde cerca de 50 pontos de venda já incluem o produto no cardápio.
A sede da empresa fica em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e possui 24 mil m². A Forno de Minas também tem uma Indústria de Laticínios própria, que produz o queijo e outros produtos para a fábrica. A empresa conta com mais de 800 colaboradores e seis filiais (Contagem, São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília).

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