Escoar soja de MS via Paraná reduz preço de frete em 27%
De acordo com os dados da Secex foram enviadas por Paranaguá entre janeiro e fevereiro deste ano 62,3 mil toneladas das 144,4 mil toneladas
A estratégia de escoar soja do Mato Grosso via Paraná deu certo: a redução no preço do frete já chega a 27%. Os números apresentados pelo Informativo Casa Rural, reforçam a importância do porto paranaense para agricultura sul-mato-grossense, sendo responsável por aproximadamente 45% das vendas negociadas internacionalmente pelo Estado.
De acordo com os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), foram enviadas por Paranaguá entre janeiro e fevereiro deste ano 62,3 mil toneladas das 144,4 mil toneladas registradas ao todo, no período analisado. Para o analista econômico do Sistema Famasul, Luiz Gama, além da distância, outros fatores contribuem para que o porto paranaense esteja no topo nos embarques de soja. "Paranaguá já é tradicionalmente o mais usado para exportar commodities agrícolas e as rodovias têm uma melhor estrutura logística".
O que beneficiou o fluxo das exportações via Paranaguá na avaliação do gestor do Departamento Técnico do Sistema Famasul, Justino Mendes, foi a construção de portos secos e o agendamento dos embarques do porto de Paranaguá. "A melhor estrutura resulta nesta economia. Recentemente, o porto fez um arranjo logístico, onde foram instalados portos secos em Cascavel, Maringá e Londrina. Essa ação diminuiu a fila de espera dos caminhões". O porto seco é uma estrutura criada para armazenamento e transporte via ferrovia até o terminal portuário.
Em Ponta Porã, o segundo maior produtor de soja de Mato Grosso do Sul, a diferença no valor do frete foi a maior entre as praças estudadas pela instituição em relação aos dois portos. Para embarcar uma tonelada via Paranaguá, o gasto é de R$ 150, valor 40 reais a menos que o patamar contabilizado no posto paulista.
Notícias do dia
-
Logística
deugro reforça presença no Brasil com foco em engenharia logística e projetos de...
-
Cabotagem
Aliança investe pesado em retroáreas para superar gargalos portuários
-
Cabotagem
Log-In vê cabotagem como resposta a custos altos, gargalos logísticos e transição...
-
Multimodalidade
MRS e DP World lançam solução multimodal para levar produção do Centro‑Oeste até...
-
Logística
CEVA aposta em inovação para driblar gargalos logísticos do Brasil
-
Cabotagem
Norcoast amplia cabotagem com nova escala em Salvador na Intermodal South America 2026
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.