Mais uma vez, suspenso
Leilão de Santarém (PA) ainda precisa de ajustes no edital, segundo ministério
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil havia confirmado na sexta-feira (03) o o leilão de arrendamento de área para fertilizantes do porto de Santarém, no Pará, para 10/06/2016. Em nota publicada no portal do governo nesta quarta-feira, no entanto, a autoridade suspendeu mais uma vez o certame, justificando, para tal, que “segue o mesmo critério adotado para o adiamento de outros cinco terminais de granéis sólidos em Barcarena, Santarém e Outeiro, no mesmo Estado”. Segundo o ministério, os editais ainda deverão ter a modelagem ajustada, com o objetivo de de melhor atender à demanda atual.
A grande aposta do Brasil na região no chamado ArcoNorte seria desenvolver o escoamento de grãos como alternativa ao fluxo de cargas hoje sobrecarregado nos portos do Sudeste. No entanto, as áreas ainda apresentam alguns problemas de infraestrutura, como falta de conclusão das linhas ferroviárias de acesso, falta de segurança no percurso e propostas leoninas por parte do governo, sem atrativos para o investidor.
Além disso, de acordo com especialistas, a pouca operação que acontece na região hoje em dia é realizada por TUPs, Teminais de Uso Privado, que teriam muito mais condições de se desenvolver, deixando os possíveis arrendatários em más condições de competir.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.