Movimento de containers na exportação tem alta

Ao contrário do que vinha sendo observado há alguns anos, as exportações apresentaram participação na movimentação geral maior do que a importação

Os portos brasileiros movimentaram um total de 9.120.100 Teus em 2015, um recuo de 1,8% face a 2014, com 9.289.900 Teus. Os dados do Centronave (Centro Nacional de Navegação Transatlântica), que incluem os segmentos de longo curso e cabotagem, bem como a movimentação de containers vazio, apontam que a queda em relação ao movimento geral do ano anterior foi de 1,8%, menor do que era previsto.

De acordo com o relatório isso se dá graças ao aumento de 7,1% dos volumes na exportação. Já as importações sofreram queda de 10,2%. O mesmo acontece com a movimentação de containers vazios, que caiu 1,3%. Ao contrário do que vinha sendo observado há alguns anos, as exportações com 52% do total de containers cheios, apresentaram participação na movimentação geral maior do que a importação, de 48%. A atribuição, de acordo com a entidade se dá à valorização do dólar no período e também à retração da demanda interna.

Os números mostram que Santos permanece na dianteira absoluta na movimentação de contêineres, com participação de 39,6% do total, seguido de Paranaguá (8,7%), Rio Grande (8,0%), Navegantes (7,4%), Manaus (6,1%) e Itapoá (5,9%). Os dados revelam a grande concentração do volume movimentado nas regiões Sul e Sudeste, onde mostram ainda que entre os 22 portos que movimentaram containers no país em 2014, os dez principais responderam por nada menos do que 90,3% do movimento.

O Porto Itapoá, no Norte catarinense, manteve-se na sexta posição, com um crescimento de 15,1% em relação a 2014, tendo sido o único porto de Santa Catarina a apresentar variação positiva no ano passado. Foi também o porto que mais cresceu em movimento, entre os 22 pesquisados. O Rio de Janeiro, que já foi um dos principais portos do país, aparece apenas na oitava posição, registrando queda de 19,7% no movimento de contêineres de 2014 para 2015.

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