Projeto ganha prêmio e traz benefícios na estufagem de containers

Desenvolvido pela Hamburg Sud, ferramenta permite reduzir etapas do processo de estufagem e custos operacionais

Desenvolvido para a Duratex pela Hamburg Süd, a rampa móvel para carregamentos de containers visa realizar a estufagem de containers para exportação diretamente na fábrica. No modelo anterior, como o cliente não tinha docas de carregamento, as cargas eram retiradas das plantas industriais em carretas siders, levadas para um terminal externo e estufadas nos containers para exportação, gerando dependência exclusiva do transporte rodoviário.

O projeto que rendeu ao grupo o XIV Prêmio Abralog de Logística na categoria “Multimodalidade em Logística”, teve testes pilotos realizados na fábrica antes da implementação. De acordo com a empresa desenvolvedora do projeto, uma empilhadeira com capacidade de movimentação de 4,5 toneladas, uma rampa móvel com capacidade de peso de até 12 toneladas, além de uma equipe com quatro pessoas para treinamento dos funcionários da Duratex sobre peação da carga nos containers foram disponibilizadas.

“Após o teste, as responsabilidades foram divididas: a Duratex providenciou a empilhadeira e a equipe para estufagem, enquanto a Hamburg Sud adquiriu a rampa móvel para assumir a operação no modelo apresentado”, disse Fernando Camargo, gerente de Intermodal da Hamburg Süd.

Que ainda afirmou que “o trabalho realizado com a Duratex mostra que uma solução simples, com pouco investimento e quebra de barreiras iniciais, pode gerar resultados muito satisfatórios”.

Ainda segundo o executivo, entre os principais benefícios da ferramenta estão: menor custo operacional; menor risco de avarias da mercadoria; diminuição das etapas do processo e agilidade na estufagem dos containers, possibilidade de inclusão do modal ferroviário, com redução de emissão de CO2; criação de mais uma opção de escoamento da carga para Santos com a utilização do modal ferroviário e economia no processo de armazenagem, “já que os containers coletados antes da abertura do gate têm um transit time maior na ferrovia para chegar ao porto”.

2 Comentários

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    Paulo Amanthea

    19/12/2016 16:39

    Senhores,
    Esqueceram do Prêmio da Eucatex que faz exatamente este tipo de trabalho desde 1996, com cargas palletizadas e soltas ( America Latina;Caribe e Africa )! E fizemos tudo com know how próprio ! Hoje são mais de 400 containers mensais só na unidade de Salto, outros 50 na unidade de Botucatu. Temos duas Rampas em Salto e várias Docas em Botucatu. Saudaçoes !

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    Kamila

    05/01/2017 14:11

    Olá Paulo.

    Obrigada pela informação e por favor qualquer informação desse tipo fique a vontade para nos contactar por e-mail. Dessa foma conseguimos noticiá-las, caso seja possível.

    Att,