Investimentos recuam em outubro

Indicador FBCF do Ipea aponta queda de investimentos, ligeiramente amenizada por importações

Em outubro de 2016, o Brasil registrou queda de 2,6% nos investimentos em relação ao mês anterior, mostra o indicador FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Grupo de Conjuntura do Ipea (Gecon), Leonardo Mello de Carvalho, “o novo recuo dos investimentos indica continuidade do quadro recessivo no quarto trimestre de 2016”.

Este é o quarto recuo mensal consecutivo do indicador de investimentos, deixando um carregamento estatístico (carry-over) de -4,8% para o quarto tros imestre de 2016. Ou seja: mesmo que o FBCF apresente crescimento nulo nos meses de novembro e dezembro, encerraria o último trimestre do ano com contração de 4,8% em relação ao trimestre anterior, também no indicador ajustado sazonalmente. Na comparação anual, com outubro de 2015, a queda do FBCF foi ainda maior: -13,6%.

São dois os principais componentes do Indicador Ipea de FBCF, e ambos apresentaram mau desempenho no mês: o CAME (consumo aparente de máquinas e equipamentos), que corresponde à produção industrial doméstica, caiu 1,5%; e o indicador de construção civil também caiu 3,9%, este pela quarta vez em cinco meses. Mais uma vez, ao se avaliar a situação anual, na comparação com outubro de 2015, os componentes apresentaram quedas de 15,4% e 13,5%, respectivamente.

Comércio Exterior - O volume de importações de bens de capital ajudou a amenizar a queda do CAME. Após registrar três quedas consecutivas, o indicador de importações avançou 6,3% entre os meses de setembro e outubro. Já as exportações cresceram 1,2% na mesma base de comparação.

O indicador FBCF - A FBCF da economia é composta majoritariamente pelos investimentos em máquinas e equipamentos e em construção civil. Tendo em vista que os investimentos em máquinas e equipamentos equivalem ao Came, o Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon) do Ipea desenvolveu um indicador mensal da FBCF composto pela média ponderada desse indicador com um indicador de construção civil, que busca replicar a metodologia utilizada nas Contas Nacionais pelo IBGE. Além da vantagem da frequência mensal, há também a precedência temporal do indicador do Ipea em relação à divulgação da atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.