Novas tecnologias elevam confiabilidade

Empresa investe R$ 1 milhão em tecnologia que deixa de lado as digitações para dar lugar a um headset e comandos de voz

O Grupo TPC investiu R$ 1 milhão na adoção de uma nova ferramenta operacional em seus armazéns. Segundo Luis Chamadoiro, vice-presidente de logística geral do Grupo TPC, o investimento tem motivo: “A adoção da tecnologia, eleva a confiabilidade, ao mesmo tempo que representa uma economia de tempo de 25% no recolhimento dos produtos no armazém”.

De acordo com o executivo, a necessidade do uso e criação da ferramenta faz parte da busca por otimizar as rotinas das operações a fim de trazer benefícios tanto para os clientes como para a companhia. “O Voice Picking é uma ferramenta bastante difundida em outros países e que trouxe um diferencial competitivo às nossas operações de armazenagem”.

A nova ferramenta permite aos funcionários separar os pedidos através de um sistema de voz chamado de voice picking, o sistema deixa de lado as digitações e a leitura de código de barras para dar lugar a um headset e comandos de voz (fone de ouvido e microfone).

Para o executivo, as novas tecnologias trazem muita inovação para a logística e para as operações. “Além de acompanhar o processo de transformação digital, traz inovação para os armazéns, com a redução de tempo nas operações e consequentes aumento no nível do serviço prestado e redução de recursos à empresa”.

Já dentro do armazém, o operador insere o código do pedido e pergunta ao sistema qual produto deve coletar, a voz é transformada em dados e estes são enviados por wi-fi a um computador, no qual está instalado um programa de WMS (gerenciador de estoques).

Em seguida, o operador ouve um comando de voz eletrônico comunicando qual é a sua tarefa, com as coordenadas da localização do produto no armazém. Ao coletar, ele avisa o sistema, que lhe transmite uma nova ordem, sempre planejando a rota mais eficiente dentro do armazém. "Uma das principais vantagens é deixar o trabalhador com as mãos livres para operar maior rapidez e precisão, melhorando assim nosso nível do serviço prestado e redução de custos à empresa”.

Chamadoiro ressalta que a ferramenta foi implementada no Centro de Distribuição Jaguaré, em São Paulo, onde o Grupo realiza a operação de medicamentos. “Neste Centro de Distribuição são separadas 40 mil itens por dia. Decidimos por essa tecnologia a fim de trazer inteligência para armazenagem e agilidade nos processos. Investimos R$ 1 milhão para ter essa ferramenta e acreditamos que será um diferencial na entrega para o cliente”.

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