Porto Itapoá recebe seis novos guindastes RTG

Dois portêineres e seis RTGs integrarão a infraestrutura do porto brasileiro para a movimentação de contêineres no pátio do Terminal

O Porto Itapoá recebeu, no início do ano, o navio Zen Hua 19, que desembarcou seus mais novos equipamentos para movimentação de cargas. 2 Portêineres e 6 guindastes RTG (rubber-tire gantry), que incrementarão a capacidade operacional do Terminal.


A viagem da China até o Brasil gerou mais de 40 dias de expectativa, uma vez que a chegada dos equipamentos já estava prevista desde o início das operações do porto em 2011, e foi ratificada no fim de 2013. Para que os equipamentos ficassem prontos, foram 10 meses de fabricação na Indústria ZPMC, a mesma que produziu os outros 4 Portêineres e 11 RTGs que já estavam em operação em Itapoá.


O diferencial oferecido por esses novos equipamentos, especialmente os Portêineres, são as dimensões das lanças, que alcançam até 65 metros, 10 metros a mais que os Portêineres que estavam em operação, o que significa o atendimento dos grandes navios que operam em águas brasileiras, além das novas embarcações que tendem a aportar no País que, além de maior comprimento, também possuem largura maior, superando 60 metros em alguns casos.


Com este incremento, a partir de agora, o Porto Itapoá possui 6 Portêineres e 17 RTGs, o que o faz figurar entre os portos mais bem equipados do País, contribuindo ainda mais para a agilidade e eficiência das operações no Terminal.

Para o Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, a aquisição dos novos equipamentos trará mais qualidade e eficiência operacional aos Clientes do Terminal. “Estamos num mercado altamente competitivo e, para nos destacarmos precisamos oferecer ao mercado o que podemos fazer de melhor. Temos a Baía da Babitonga como um grande ativo, um time altamente qualificado, e agora estamos com nossa capacidade operacional, em termos de equipamentos, completa para esta fase do Porto Itapoá”.


A instalação completa dos equipamentos deve ser finalizada em até duas semanas, e os novos Portêineres e RTGs começarão a operar ainda no mês de janeiro deste ano. Com dois berços de atracação com comprimento combinado de 630 metros, o porto está atualmente expandindo as suas operações para atingir a capacidade de movimentação de 2 milhões de Teus por ano.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.