Ampliação, aperfeiçoamento e mais capacidade

Serviços especializados trazem oportunidade para o crescimento do transporte em containers

Um salto importante na ampliação dos seus serviços de transporte de containers, MRS anunciou a circulação do maior trem de containers já formado. Com 100 Teus, superando a marca anterior de 10 Teus, a composição que partiu do Tecon Santos, no Porto de Santos, chegou a São José dos Campos, no Vale do Paraíba, “numa de nossas rotas mais estratégicas para o segmento”, como contou o diretor executivo de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas.

“Somos o único terminal com quatro ramais ferroviários do Porto de Santos. Investimos continuamente em tecnologia de ponta para melhor atender nossos clientes e parceiros, como o maior trem da MRS”, disse, lembrando que a recente capacidade dobrada em sua produtividade com o uso de um recurso denominado Twin Lift. “Ele proporciona o embarque e descarga simultâneos de dois containers de 20 pés e, consequentemente, um atendimento em menor tempo”, explica.

Após a criação dos serviços especializados, com grades fixas, o crescimento do transporte de containers tem sido da ordem de 30% ao ano, nos últimos dois períodos fechados, conta o executivo, que ainda salienta que a projeção é que a MRS feche o ano com produção em torno de 80 mil Teus (carga própria). “Este crescimento contínuo também é fruto da atuação conjunta envolvendo os parceiros da empresa”.

Com frisa Carlos Coletti, analista da Gerência de Pós-Venda de Industrializados, ressaltando que a operação “foi muito significativa e que abre muitas portas de desenvolvimento, tendo em vista que esta é uma rota com enorme potencial, que atende a uma região repleta de fábricas e centros de distribuição”.

Segundo ele, a questão não é só o avanço operacional, mas também de otimização. “Trens maiores também têm custos mais diluídos e, consequentemente, são mais eficientes do ponto de vista econômico. Isso é valor sendo gerado para a MRS e para os clientes”.

A formação de trens cada vez maiores é uma tendência de mercado que está em linha com a estratégia global da MRS para crescer neste segmento.

Diferentemente do que acontece com os granéis agrícolas, a participação da ferrovia na produção de containers em Santos ainda é baixa (inferior a 2% do total movimentado no Porto), o que, segundo a companhia, dá a exata dimensão da oportunidade de negócio. “Hoje, essas cargas circulam essencialmente em caminhões, sem as vantagens e benefícios do transporte ferroviário, como segurança, baixo custo e baixa pegada ambiental, entre outros fatores”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.