Bolívia e Brasil terão nova rodada de negociação sobre o corredor ferroviário bioceânico.

As autoridades da Bolívia e do Brasil responsáveis pelo projeto do chamado Corredor de Integração Ferroviária Bioceânica se reunirão no dia 23 de agosto, na cidade de Campo Grande, para discutir a questão relacionada à passagem da fronteira, disse o coordenador geral da Unidade Técnica de Ferrocarriles, no âmbito do Ministério das Obras Públicas, Ariel Torrico.

"Um encontro binacional entre a Bolívia e o Brasil está sendo coordenado com as diferentes áreas necessárias para poder coordenar a questão da passagem de fronteira no que é o trem bioceânico (...), será no dia 23 de agosto em Campo Grande".

Segundo Torrico, o evento vai focar especificamente na melhoria do controle alfandegário e da migração, especialmente no caso de documentos que serão necessários para a passagem do trem bioceânico da Bolívia para o Brasil.

O funcionário acrescentou que a reunião considerará que as autoridades brasileiras estão interessadas em criar um polo comercial na área de Campo Grande, para receber cargas ferroviárias bolivianas.

Segundo dados oficiais, o projeto do trem bioceânico, que prevê um investimento de pelo menos 10.000 milhões de dólares, tem até o momento quatro estudos de pré-investimento preparados pela Bolívia e um pelo Peru.

O financiamento seria, segundo fontes bolivianas, assegurado por um consórcio privado suíço-alemão, além de vários países europeus que se propunham parceiros, entre eles Rússia, Espanha e Itália.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.