Novo ciclo de investimentos

MRS SE prepara para um novo salto e registra crescimento em segmento que vem ganhando espaço

A ferrovia MRS Logística se prepara para um novo salto: renovar a concessão de sua malha com um novo ciclo de investimentos. A exploração dos 1.643 quilômetros de trilhos vence em 2026 e a MRS solicitou mais 30 anos a partir do fim do contrato. Uma das vertentes do investimento será murar trechos da ferrovia para aumentar a velocidade dos trens, que hoje é, na média, de 45 km por hora.  O presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, não adianta números sobre a meta de produtividade, tampouco o montante de investimentos como contrapartida à renovação da concessão ­ o trabalho para defini­los começa agora. "Mas será na casa de alguns bilhões", afirma o executivo.

A concessionária apresentou o pleito de prorrogação antecipada ao governo no fim de 2015 e recebeu em outubro deste ano o termo de referência que vai balizar o aditivo. Agora, a empresa vai se debruçar para desenvolver e detalhar o seu "masterplan". A estimativa é que o plano esteja pronto ao fim do primeiro quadrimestre de 2017. O passo seguinte, segundo ele, é a audiência pública, depois a análise do Executivo e, finalmente, o aval do TCU (Tribunal de Contas da União). Aprovado pela corte de contas, o aditivo poder ser assinado pelo poder concedente.

Uma das condições para a assinatura das renovações de ferrovias, prevista na Medida Provisória nº 752, a chamada "MP das Concessões", é que as empresas tenham cumprido as metas de produção e de segurança definidas em contrato em três dos últimos cinco anos anteriores ao pedido de prorrogação.

A companhia que no terceiro trimestre deste ano bateu seu recorde histórico para o período ao movimentar 45,7 milhões de toneladas, alta de 5,9% sobre a mesma base anual, registrou alta em quase todas as cargas, especialmente o de containers, que no Brasil não é "natural" do modal ferroviário, porém vem ganhando espaço ­ e clientes. "São grades fixas com saídas regulares", diz Mello. Neste ano, a MRS fez 293 contatos e visitas comerciais que geraram 65 novos clientes no segmento de contêineres, cuja carteira é de 127 empresas entre contratos fixos e eventuais.


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