Perspectivas do novo governo, segundo FerroFrente

Presidente da FerroFrente ressalta a importância da participação da sociedade na fiscalização de concessões

Após a confirmação dos novos rumos do governo brasileiro, o presidente da FerroFrente, ONG voltada para o desenvolvimento de pesquisas e ações para o setor ferroviário, José Manoel Ferreira Gonçalves, enviou ao Guia Marítimo News as suas expectativas para o setor. Entretanto, as mudanças trazidas pelo novo governo federal, aos olhos de Gonçalves, “não são nada alvissareiras”.

Segundo o presidente da ONG, precisamos bons projetos, definição do marco regulatório, modelo de negócio e a redefiniçao do papel da agência reguladora. “Nosso governo estadual é errático, com obras inconclusas por que mal iniciadas e confusas em termos de atribuição de responsabilidades. Na esfera federal, o novo governo de novo não tem nada”, diz Gonçalves, referindo-se ao grau de contestações e ao que considera “baixa legitimidade”, que faz com que a gestão seja refém do sistema presidencialista de coalizão, que mantém o foco em eleições circunstanciais não garante compromisso com as futuras gerações.

“Falta política pública, que exija e garanta mais que apenas boa vontade”, afirma José Manoel Gonçalves, lamentando também a falta de fiscalização efetiva por parte da sociedade de uma maneira geral – bem como dos mecanismos institucionais existentes, que ele considera “desencorajados e enferrujados”.

Independente do novo cenário político, Gonçalves enfatiza a necessidade de mobilização por parte da população para que os avanços sejam conquistados: “Acreditamos na participação forte da sociedade. Por isso, nos agrada que o desejo de mudanças seja trazido às ruas, a exemplo das diversas ações civis em andamento pela FerroFrente, que ainda aguardam da justiça necessárias e urgentes respostas”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.