Trilhos mais longos permitem vagões mais pesados na FCA e FNS

Investimento da VLI no estaleiro Pedro Leopoldo aumenta capacidade de produção e reduz custos com soldas em campo

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, concluiu obras de modernização no Estaleiro de Soldas de Trilhos de Pedro Leopoldo, MG, que vão permitir a produção de trilhos de 240 metros (10% mais longos do que a produção atual).

Com componentes importados do Japão, Estados Unidos e China pelo porto de Tubarão (ES), as peças serão produzidas em Pedro Leopoldo e enviadas para as localidades que integram a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), e, em breve, a Ferrovia Norte-Sul. A substituição por trilhos mais robustos visa garantir a passagem de que vagões mais pesados pela linha, cuja expectativa de aumento no volume de transporte sobre os novos trilhos é de 25% em relação a 2015.

Com um investimento total de 450 mil reais, a VLI espera que a planta passe a produzir até 20 trilhos por dia na nova medida, aumentando a capacidade de envio para a manutenção ferroviária e reduzindo custos com soldagens em campo durante o assentamento de novos trilhos, o que deve melhorar a produtividade das frentes de substituição.

“A nova etapa de modernização do Estaleiro de Soldas de Trilhos de Pedro Leopoldo faz parte de um importante investimento da VLI para dar mais robustez à malha ferroviária que controlamos”, comenta o gerente do Estaleiro, César Toniolo. “Isso significa uma ampliação na capacidade de envio de trilhos e maior confiabilidade nas operações”.

O Plano de Mecanização do Estaleiro de Soldas de Pedro Leopoldo teve início em 2010, com etapas de modernização previstas até 2018. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira.

3 Comentários

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    Pedro Henrique Garcia

    06/06/2016 14:00

    É difícil aceitar que o comprimento de duzentos e quarenta metros seja correto, por várias razões, entre outras, a impossibilidade de transporta-los da fábrica para o local da obra com tal comprimento.
    Agradeceria verificação do dado

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    Cleci Leão

    07/06/2016 03:39

    Olá Pedro,
    Enviaremos seu questionamento à VLI. Muito obrigada!

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    Kamila Donato

    10/06/2016 10:05

    Olá Pedro Henrique, segue resposta da VLI.

    "Em relação ao questionamento do leitor, a resposta é que a informação que consta no texto está correta.

    Os trilhos de 24 metros são soldados em trilhos longos de 240 metros, e são transportados em vagões especialmente adaptados para esta finalidade.

    Cada frota de transporte consiste em 17 vagões, podendo transportar até 32 trilhos de 240 metros simultaneamente, totalizando aproximadamente 400 toneladas, tracionada por uma única locomotiva.

    A movimentação interna dos trilhos longos é feita através de 20 pórticos fixos (capacidade de 2 toneladas cada)".