Crise? Não no mundo da tecnologia

O primeiro especial do ano produzido pelo Guia já está no ar e você vai se surpreender

Até pouco tempo a logística era compreendida como transporte e armazenagem, porém, atualmente o mercado vai muito além disso: organização, planejamento, controle e execução dos fluxos de produtos, desde a produção, distribuição até o consumidor final são algumas das exigências do mercado e dos clientes. O custo é mínimo e a boa qualidade e o tempo de espera passaram a ser bem mais competitivos.

Dado o crescimento mundial nos últimos 5 anos, e mais recentemente no Brasil, todas as corporações buscam ferramentas que possam alavancar negócios e suportar atividades de forma competitiva e eficaz. Sem dúvida alguma, um dos atores deste novo contexto são as áreas de tecnologia, integração e novos serviços.

Nesta edição do Especial Guia Marítimo: "Serviços, Equipamentos, Tecnologia e Integração", abordamos as principais iniciativas do mercado na aplicação de ferramentas inteligentes para a produtividade.

A chegada da Indústria 4.0, por exemplo, marca uma fase que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Neste cenário, onde a missão é garantir o fortalecimento das organizações, profissionais da área necessitam gerenciar novos sistemas de informação, garantindo nos serviços todo o suporte a este portfólio de novos sistemas que passa, quase que obrigatoriamente, pelo realinhamento do profissional de TI, quer seja pelas vias da qualificação ou formas de atuação.

A crise econômica mundial, que poderia ser considerada um freio para o ritmo de desenvolvimento do setor, é vista com bons olhos por profissionais e especialistas. Apesar de um cenário um pouco incerto, uma coisa é certa: onde desaparecerão oportunidades, surgirão outras. Aqui o desafio é o de se consolidar como altamente alinhada aos negócios das empresas, otimizando processos das demais áreas. E eles afirmam: “O segmento continuará aquecido”.

Para ler na íntegra o Especial: "Serviços, Equipamentos, Tecnologia e Integração", clique aqui.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.