Transporte fluvial reduz em 74% a emissão de gases do efeito estufa

Estudo realizado pelo Tecon Rio Grande comparou a emissão de caminhões e barcaças na movimentação de cargas durante 12 meses

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, realizou estudo sobre redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE) com a navegação fluvial. O cálculo mostra que o transporte por caminhões em comparação à barcaça emite 74% a mais de CO2, CH4 e N2O, principais gases responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta. O terminal é um dos únicos multimodais no mercado brasileiro e opera em hidroviário, rodoviário e ferroviário.

O cálculo utilizou a metodologia GHE Protocol e mediu a quantidade de combustível queimado por cada meio de transporte durante 12 meses, no percurso entre as cidades gaúchas de Triunfo e Rio Grande, o correspondente a aproximadamente 350 quilômetros. A análise mostra que os caminhões emitem quase três vezes mais gases do que a barcaça para transportar o volume equivalente a 100 contêineres.

No ano passado, a movimentação de cargas no Tecon Rio Grande pela hidrovia cresceu 120% em comparação a 2017. O Contesc, também do Grupo Wilson Sons e que opera o Terminal Hidroviário de Santa Clara desde 2016, foi responsável por 8% dos TEU (sigla em inglês para Twenty-foot Equivalent Unit, unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) movimentados por Rio Grande em 2018, somados os fluxos de importação, exportação e cabotagem.

"O Contesc traz melhorias para o transporte fluvial no estado e atrai o interesse de empresas da região. Ele ratifica a necessidade de alternativas logísticas para o mercado e nos consolida como um terminal multimodal", destaca o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Localizado a 360 km do porto do Rio Grande, o Contesc opera integrado ao Tecon Rio Grande. São quatro viagens semanais entre as duas unidades, realizadas por duas embarcações. Os produtos seguem pelo Rio Jacuí e têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Serafina Corrêa, entre outras.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.