“Desmistificar o comércio exterior”

Com avaliação de Martin von Simson, o livro Minuto Comex, lançado pela Aduaneiras, reúne dicas para incentivo do comércio exterior

A Editora Aduaneiras lançou, nesta semana, em Campinas (SP), um livro de consulta e de referência para empresários, estudantes e profissionais que já fazem parte ou desejam se inserir no mundo do comércio exterior.

Minuto Comex é uma obra bilíngue e traz 32 artigos com conhecimentos práticos e objetivos que apresentam ao leitor maneiras de transitar e realizar negócios além das fronteiras, de modo a “desmistificar o comércio exterior e encorajar novos empreendedores”, segundo o autor, Renan Rossi Diez, que acredita que o livro também tenha potencial de atrair o interesse de empresas internacionais pelo mercado brasileiro.

Da mesma forma, Daniel Blikstein, presidente da OAB Campinas, afirma que o conteúdo do livro pode inspirar a produção brasileira a abrir portas para novos mercados. “A leitura desta obra inspira empresários brasileiros a dar o primeiro passo na internacionalização de suas empresas, auxiliando ainda na minimização dos riscos do negócio”, afirmou Blikstein.

Entre as avaliações da publicação, está a de Martin von Simson, sócio-fundador do Guia Marítimo e da Feira Intermodal: “O livro é muito bom. Resume o principal roteiro e algumas boas dicas para a prática do comércio exterior. Embora pareça ser organizado por uma empresa prestadora de serviços, é um manual para a iniciação ao comércio exterior e pode ser uma boa ferramenta para o aprendizado, por seu viés bastante didático”, declarou von Simson.

Renan Rossi Diez é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas, e pós-graduando em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, ambos os cursos pela IBE-FGV Campinas. Atualmente, é Diretor da Intervip Comércio Exterior, além de articulista em canais de mídia on-line e impressa, fomentando o comércio exterior de maneira clara e objetiva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.