Consequências para o Brasil
Falta de investimentos em logística e transporte pode trazer "prejuízos irrecuperáveis à economia do país"
Atuando para melhorar o setor, como apontou Renan Calheiros, presidente do Senado, citando como exemplo o trabalho da CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura) que, no ano passado, avaliou o Plano Nacional de Logística e Transporte com19 propostas enviadas ao Poder Executivo e outras cinco encaminhadas para tramitação no Legislativo. O executivo alerta que sem investimentos em logística o país será prejudicado. “O Brasil será castigado se continuar insistindo na ‘imprevidência’ de aplicar apenas 0,6% do PIB em transporte e logística”.
Renan observou que a média mundial de investimento na área é de 1,2% do PIB. “O Brasil investe somente metade disso”, lamentou. O resultado, segundo ele, é que a "aritmética cobrará seu preço a médio e longo prazos", gerando prejuízos irrecuperáveis à economia do país.
O senador disse que o transporte de soja brasileira via o maior porto da América Latina, o de Santos para Shangai, na China, custa US$ 180 por tonelada. E lembra que os Estados Unidos conseguem exportar para o país asiático o mesmo produto por US$ 108 a tonelada.
A Agenda Brasil, conjunto de propostas legislativas para contribuir com a retomada do crescimento do país, também foi lembrada pelo presidente do Senado, que defendeu a desburocratização, o aumento da segurança jurídica dos contratos e a simplificação dos processos de licenciamento ambiental.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.