Enquanto isso, Suape ganha autonomia
Repasse antecipa a previsão feita pelo complexo com a atualização do PDZ
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil aprovou a complementação do atual PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento) do Complexo Industrial Portuário de Suape. Com a mudança, algumas áreas do Porto Organizado sob a gestão da SEP (Secretaria Especial dos Portos) passam a ser consideradas como não operacionais, fazendo com que a celebração de contratos e instauração de processos de licitação fiquem sob o comando de Suape.
A novidade concede a Suape autonomia na gestão dos contratos das empresas já instaladas no Porto Organizado. De acordo com o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, o repasse antecipa a previsão feita pelo complexo com a atualização do PDZ. “A partir do momento que o porto passa a ter autonomia sobre os contratos e licitações teremos mais agilidade nas concessões para as empresas. Ganha o Complexo e ganha os investidores interessados em instalar suas plantas aqui”.
Outro avanço nas negociações dos contratos sob a gerência da Secretaria foi publicado, na última quinta-feira (14), onde foi aprovado, preliminarmente, o pedido de ampliação do contrato de arrendamento da empresa Pandenor Importação e Exportação.
A demanda passará agora pela análise da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Com a autorização, a companhia pretende investir na ampliação do seu parque de armazenamento de combustíveis.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.