Inovação, tecnologia e sustentabilidade como elo do setor portuário

Associações, autarquias e empresários discutiram os desafios e a necessidade de investimentos privados no setor de transporte

A ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados) que anunciou no mês passado seu novo conselho diretor (Leia no Guia) discutiu essa semana com empresários, entidades autarquias e investidores sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Na ocasião o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, afirmou o compromisso da pasta “na atração dos investimentos privados para o País, como solução econômica, de infraestrutura e geração de emprego e renda” e manifestou seu total apoio às iniciativas que trazem resultados benéficos ao País, citando a ampliação dos investimentos privados no setor de transporte.

O diretor executivo da ATP, Murilo Barbosa, reforçou a importância de consolidar a questão portuária nacional “como uma importante pauta de Estado e de mercado”, propondo uma imersão em assuntos importantes do setor, como ampliação de investimentos e legislação. Para a vice-presidente do Conselho Diretor da entidade, Patrícia Lascosque os investimentos privados no atual cenário do País são primordiais e reforçou o compromisso dos portos privados brasileiros com a eficiência e a inovação constante.

As áreas da inovação, tecnologia e sustenbilidade tmbém compuseram o “tripé” de assuntos importantes, sendo aimda ressaltado como “há muito tempo é utilizado pelos principais polos portuários do mundo”, como Antuérpia, na Bélgica, e Roterdã, na Holanda. Tessa Major, consultora sênior do Porto da Antuérpia, e Peter Lugthart, do Porto de Roterdan na América do Sul, destacaram nesse sentido o processo desafiador de se construir um cluster portuário multiuso, com o foco na inovação constante associado com os preceitos da viabilidade econômica, ambiental e social.

O Presidente do Conselho Diretor da ATP, Patrício Junior, enfatizou em seu discurso que as experiências apresentadas durante o encontro demonstraram que os terminais portuários privados do Brasil estão muito bem alinhados com o que de melhor existe no mundo, tanto em termos de tecnologia como de sustentabilidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.