Furacão Matthew altera rotas de transbordo

Guindastes destruídos e infraestrutura comprometida levam portos a fechar e armadores, a desviar suas rotas

Depois dos estragos que acometeram o hub de transbordo de Freeport, nas Bahamas, os membros da Aliança 2M Maersk e MSC (Mediterranean Shipping Co) devem desviar seus serviços para outros terminais da região, situação que deve se alongar até 2017, segundo o editor sênior da Fairplay, Greg Miller.

O FCP (Freeport Container Port), operado pela Hutchison Port Holdings, foi diretamente afetado pelo furacão Matthew, de classificação 4, no dia 6 de outubro. Na semana seguinte, os navios MSC Chloe e MSC Marianna foram desviados para Caucedo, na República Dominicana, enquanto o MSC Nilgun e o MSC Sofia Celeste foram enviados para Kingston, na Jamaica.

O calendário de restauração das áreas ainda não foi divulgado pela HPH e pelo porto de Freeport, porém a Maersk já confirmou, em nota para clientes, que o FCP está “fechado até futura notificação” e que uma empresa especializada está atualmente no local, fazendo inspeções para aferir os danos estruturais.

De acordo com fontes consultadas pela IHS Fairplay, dos 10 guindastes do Porto de Freeport, um já estava inoperante antes do desastre, por conta de um incêndio ocorrido meses atrás, e dois outros foram completamente destruídos pelo furacão, caindo sobre um quarto equipamento, que ficou danificado. Três deles não foram afetados, e outros três foram removidos a tempo, porém precisam ser testados depois que a energia voltar ao porto, o que se espera que aconteça no dia 22 de outubro.

O período de recuperação, no entanto, vai ser longo. Os usuários esperam que o FCP já tenha todos os guindasters opreacionais em 6 a 9 meses, porém as operações completas não são esperadas para antes de meados de 2017.

Como consequência, os serviços de transbordo e feeder na região devem ser significativamente alterados, uma vez que o porto pertence à rota das embarcações que atendem serviços Leste-Oeste pelo Canal do Panamá, além do fluxo da Europa para a América Latina e serviços entre as Américas do Norte e do Sul.

Para conferir a matéria na íntegra, acesse IHS Fairplay.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.