Soma 2M + HMM ainda não tem resultado confirmado

Aliança deve dar lugar a parceria, após meses de negociações entre os armadores

Mais um dos desdobramentos aguardados para a indústria marítima em 2017 parece ter sido cancelado. A HMM (Hyundai Merchant Marine), que há meses vinha conversando com Maersk Line e MSC para fazer parte da aliança 2M, anunciou que não deverá unir-se às gigantes europeias, porém pode participar dos serviços por meio de acordos de compra ou intercâmbio de slots.

A informação foi confirmada em nota oficial divulgada pela Maersk na sexta-feira (18), na qual o armador afirma que, após a discussão sobre a possibilidade de inclusão da HMM na aliança 2M como parceiro operacional, as partes decidiram avaliar outras possibilidades de cooperação: “estamos, portanto, discutindo a possibilidade de a HMM estabelecer uma parceria com a rede 2M por meio de acordos de compra ou intercâmbio de slots. (...) As negociações sobre uma possível parceria ainda estão em andamento, e incluem a possibilidade de a Maersk Line assumir operações e contratos de afretamento atualmente administrados pela HMM, com o propósito de empregá-los nos serviços da 2M. Também vimos discutindo maneiras de melhorar os nossos produtos na rota do pacífico, porém são possibilidades ainda em avaliação e não pretendemos comentar mais detalhes até que tenhamos um desenvolvimento substancial”, afirmou a companhia dinamarquesa diretamente a seus clientes.

Após o comunicado, a HMM enfatizou que as informações divulgadas pela Maersk não queriam dizer a sua participação na 2M estivesse cancelada, mas sim que as negociações estavam ainda em andamento. Ao Journal of Commerce, a HMM confirmou que os detalhes da aliança teriam conclusão em breve: “devemos chegar a um acordo formal entre o fim de novembro e início de dezembro”.

Em meio às expectativas quanto às grandes alianças esperadas para 2017, as declarações oficiais têm se misturado. Durante conferência organizada pelo JOC em Hamburgo, Alemanha, em setembro, a vice-presidente sênior da MSC para a Ásia, Caroline Becquart, foi categórica ao dizer que não havia acordo algum finalizado com a HMM. Em contrapartida, o diretor comercial da Maersk, Vincent Clerc, afirmou à Bloomberg que a empresa esperava assinar um acordo com a HMM “em breve”.

Mas a questão talvez seja exclusivamente numérica. Em termos práticos, segundo analisou a Drewry, a adição da HMM à 2M viria acrescentar apenas 2% de capacidade aos serviços atualmente oferecidos por Maersk e MSC nas rotas do Pacífico, especialmente depois do crescimento observado pela Maersk ultimamente. O armador, que esperava aumentar a participação de mercado em 1%, conquistou 3% no último trimestre, fato que atribuiu à procura dos embarcadores por opções mais “estáveis”, após a quebra da coreana Hanjin, em 31 de agosto.

Ainda que sem desfecho, a confirmação de que a HMM não será mais integrante da aliança 2M alimentou os rumores de que a Maersk consideraria comprar a HMM, o que o armador dinamarquês já afirmou que seria apenas “uma das opções”.

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