Rickmers declara que dificuldades da holding não prejudicam atividades

Diante da inadimplência do fundo de investimentos, Rickmers Maritime declara que suas atividades são separadas

O Fundo de Investimentos Rickmers Holding AG, até outubro de 2016, administrava as atividades financeiras da Rickmers Maritime, com um portfólio de 16 navios porta-containers. As embarcações variam de 3.450 Teus a 5.060 Teus, somando um total de 66.410 Teus de capacidade. São embarcações que operam em afretamento de tarifas fixas para as principais companhias marítimas, incluindo CMA CGM, Maersk Line, Mitsui O.S.K. Lines and Mediterranean Shipping Company.

Entretanto, após alguns sinais de que a Rickmers Maritime vinha passando por dificuldades financeiras, no início de novembro, foram divulgadas informações dando conta de que o fundo da companhia estaria inadimplente com pagamentos de juros por empréstimos, somando uma dívida de US$ 3 milhões. Após viver os traumas gerados pela falência da Hanjin, a situação levantou preocupações generalizadas no mercado.

Na prática, as dívidas são atribuídas ao Rickmers Holding AG. Com a inadimplência, o fundo também fica em dívida com uma série de outros empréstimos garantidos por seus credores, gerando ‘cross default’ (incumprimento cruzado) acionado por cláusulas de incumprimento, constantes em seus contratos. Publicamente, o Fundo Rickmers declarou que vem negociando com os principais credores o estabelecimento de acordos de standstill (que preveem limitação de participação) ou renúncia de direitos mediante determinadas facilidades de crédito.

Como resultado, a empresa segue com uma suspensão comercial, tanto de suas unidades quanto de suas ações, até que a questão seja resolvida, o que deve também envolver um plano de reestruturação das dívidas programadas para 2017.

Diante da situação, a Rickmers Maritime anunciou que a inadimplência do fundo não tem impacto sobre as atividades da companhia, afirmando que a Rickmers Holding AG e suas subsidiárias não têm estruturas financeiras em comum. A empresa também negou a possibilidade de aplicação de cláusulas de Cross-Default que comprometam seus contratos, informando que, após a venda de todas as ações do Rickmers Trust Management Pte. Ltd, em 17 de outubro de 2016, a Rickmers Maritime não é mais controlada pela Rickmers Holding AG.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.