“Que Deus proteja o futuro do Brasil", diz Barbalho, que deixa o comando da SEP
No lugar do peemedebista, Maurício Muniz foi nomeado para chefiar o ministério. Eduardo Braga também anunciou que está deixando o governo
Agora é oficial, o até então ministro dos portos, Helder Barbalho, agora é ex-ministro. Barbalho entregou sua carta de demissão do cargo na última segunda-feira (18), no entanto, na terça-feira (19), o assunto ainda era tratado em segredo pela SEP (Secretaria Especial de Portos).
Somente na quarta-feira, (20), foi anunciado oficialmente o desligamento de Barbalho da SEP, que em sua carta demissionária pediu ao final: “Que Deus proteja o futuro do Brasil".
Entregue à presidente Dilma, a carta de Barbalho citou a decisão da Câmara dos Deputados de dar continuidade ao processo de impeachment da petista e disse se sentir "honrado" por ter integrado o governo. Segundo ele, no período em que esteve no Executivo, recebeu "prestígio" da presidente e trabalhou em favor dos "anseios e expectativas" da sociedade.
Muito elogiado por especialistas e empresários do setor por sua atuação nesses seis meses à frente da SEP, o ministro afirmou que, a seu ver, Dilma não cometeu crime de responsabilidade, mantendo para si a posição dele é de "respeito à democracia". "Face ao exposto, peço a Vossa Excelência que aceite o meu pedido de exoneração do cargo de ministro chefe da Secretaria de Portos", escreveu o ex-ministro na carta.
Para o lugar do peemedebista, a informação era de que Maurício Muniz, atual secretário do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), seria nomeado para chefiar o ministério, o que foi confirmado na sexta-feira dia 22 de abril. O também peemedebista Eduardo Braga, também anunciou que está deixando o ministério de Minas e Energia, a ser substituído por Marco Antonio Martins Almeida.
Com a saída de Barbalho, restam agora no primeiro escalão do governo somente dois ministros do PMDB: Kátia Abreu (Agricultura) e Marcelo Castro (Saúde).
Tanto Helder Barbalho quanto Eduardo Braga estavam entre os ministros do PMDB que se mantiveram na equipe ministerial mesmo após o rompimento do partido com o governo. Na hipótese de a presidente vir a ser afastada em razão do processo de impeachment que tramita no Senado, assumirá o vice-presidente Michel Temer, presidente nacional do PMDB.
Para ler a carta de demissão do ex-ministro na íntegra, clique aqui.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.