Abertura das propostas de arrendamento em Santarém será em 2017
Terrenos terão novos equipamentos e edificações a serem utilizados no desembarque e no embarque de granéis líquidos
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) publicou o edital de licitação para o arrendamento de áreas e infraestruturas públicas para a movimentação de granéis líquidos, do Porto Organizado de Santarém, no Pará. A sessão pública do leilão e a abertura das propostas de arrendamento ocorrerão em março, onde serão licitadas duas áreas no Porto de Santarém.
A área é composta por terrenos nos quais serão implantados novos equipamentos e edificações a serem utilizados no desembarque e no embarque de granéis líquidos. Hoje a estrutura já existe, mas as construções são antigas e já não atendem mais a necessidade da região.
A outra área possui 35.097 m² de área e também será destinada ao embarque e desembarque de granéis líquidos. Os contratos de arrendamento devem vigorar pelo prazo de 25 anos, com valor de investimentos de R$ 18,9 milhões. Na segunda área serão investimentos de R$ 11, milhões. O edital de licitação e seus anexos poderão ser acessados no site da Antaq.
Segundo a advogada do escritório Jacoby Fernandes & Relon Advogados Associados, especialista em Portos, Cristiana Muraro, com o advento do marco regulatório do setor portuário, o País ampliou a atenção para a necessidade de realizar novos arrendamentos de portos. O protagonismo cresceu, principalmente após a criação da Secretaria de Portos da Presidência da República.

Notícias do dia
-
Logística
Novas regras da ANTAQ e Receita Federal alteram cobrança de sobrestadia
-
Cabotagem
Log-In atinge recordes de receita e EBITDA no 2º trimestre
-
Ferroviário
VLI reduz 8,6% o consumo de combustível no Corredor Norte e evita emissão de 3 milhões...
-
Comércio Exterior
Brasil acelera diversificação das exportações e mira novos mercados na Ásia e Europa
-
Logística
Costa Brasil lança solução para cargas refrigeradas no Norte e Nordeste
-
Terminais
APM Terminals Pecém registra alta de 38,75% e mira novo recorde anual em 2025
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.