Autoridade Portuária de Santos recebe prêmio de governança do Ministério da Economia

Companhia tem a maior nota desde que é avaliada; compromisso com governança e integridade pautam gestão

Em linha com a política de fortalecimento de governança e compromisso com as melhores práticas de mercado, a Autoridade Portuária de Santos recebeu nesta sexta-feira (9), em Brasília, o prêmio de Nível 1 do Indicador de Governança (“IG-Sest”), no 4º Ciclo da Certificação IG-Sest. O indicador é elaborado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, onde ocorreu a premiação, e avalia o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei das Estatais (nº 13.303/16).

A cada seis meses, a Sest mede os avanços nas estatais federais utilizando o indicador como instrumento de controle – a partir de agora, a periodicidade será anual, conforme anunciado pelo órgão nesta sexta-feira. A metodologia para aferição engloba as seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações; e conselhos, comitês e diretoria.

Neste 4º Ciclo, referente ao período janeiro-junho de 2019, a nota da Autoridade Portuária foi 8,53, a maior que a Companhia já obteve. A pontuação máxima é 10. Na avaliação anterior, o desempenho da Autoridade Portuária a colocou no Nível 2 (abaixo do Nível 1), com nota 7,1.

A premiação insere a Autoridade Portuária na mesma categoria de empresas que estão na vanguarda da governança corporativa no Brasil, como Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil.

“A Autoridade Portuária de Santos reitera, por meio do recebimento desta premiação, o seu compromisso com o desenvolvimento de uma cultura empresarial pautada nas melhores práticas de governança e integridade, e avança mais um degrau importante na estruturação da companhia para a abertura de seu capital”, afirmou o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho.

Superintendente de Governança, Riscos e Compliance da Autoridade Portuária de Santos, Verena Sturaro é responsável por conduzir esse processo na Companhia. A executiva destacou que o prêmio ratifica o cumprimento de mais uma etapa dentro do objetivo de aperfeiçoamento da gestão da Autoridade Portuária e reflete a promoção de importantes mudanças internas estruturantes, realizadas pela administração no primeiro semestre.

“O nosso desafio se renova para os próximos ciclos. Traçaremos metas ainda mais audaciosas, como atingir a pontuação máxima do indicador, dentre outras certificações nas áreas de governança corporativa e gestão, em consonância com o nosso objetivo de conquistar resultados grandiosos para Autoridade Portuária e sermos não só o maior, mas o melhor porto da América Latina”, disse Sturaro.

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