Codesp terá supervisão exclusiva para controle dos navios
Equipe fará o acompanhamento das embarcações, controle em relação a documentação, dados técnicos, entre outros
A partir de agora a STA (Supervisão do Tráfego Aquaviário) que integra a Getaq (Gerência de Acesso Terrestre e Aquaviário) da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) cuidará do tráfego marítimo do Porto de Santos.
A Supervisão fará o controle dos navios em relação a sua documentação e dados técnicos, com a finalidade de efetuar a correta programação de atracação em obediência às normas, resoluções e legislação vigentes. Além disso, ela também fará o acompanhamento das embarcações até deixarem o complexo.
O controle dos profissionais envolverá as informações pertinentes aos navios destinados aos terminais situados nas margens direita e esquerda do complexo marítimo. O setor também se responsabilizará pela solicitação, através de terceiros, para a execução de serviços acessórios durante a estada do cargueiro no cais – como o abastecimento de água e combustíveis das embarcações e escolta terrestre para mercadorias especiais e cargas de projeto.
A Supervisão ainda controla os calados operacionais dos berços e do canal do porto. Com isso, programa as batimetrias (exames para medir o quão fundo está cada trecho do estuário) e a dragagem, realizadas pela Gerência de Dragagem da Codesp. Além de também analisarem as sondagens obtidas após a dragagem dos berços, em conjunto com o serviço de Praticagem, para determinação do calado final.
Notícias do dia
-
Logística
deugro reforça presença no Brasil com foco em engenharia logística e projetos de...
-
Cabotagem
Aliança investe pesado em retroáreas para superar gargalos portuários
-
Cabotagem
Log-In vê cabotagem como resposta a custos altos, gargalos logísticos e transição...
-
Multimodalidade
MRS e DP World lançam solução multimodal para levar produção do Centro‑Oeste até...
-
Logística
CEVA aposta em inovação para driblar gargalos logísticos do Brasil
-
Cabotagem
Norcoast amplia cabotagem com nova escala em Salvador na Intermodal South America 2026
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.