Impulsionados pelo Agronegócio complexo projeta recorde de movimentação

Bom desempenho do setor diante da crise traz novas oportunidades

Apesar das dificuldades que a economia brasileira vem enfrentando, o Porto do Rio Grande espera fechar 2016 com um novo recorde de movimentação de cargas. A expectativa é que o complexo opere com aproximadamente 39 milhões de toneladas neste ano, ante 37,6 milhões de toneladas atingidas em 2015.

O diretor técnico do porto do Rio Grande, Darci Tartari, explica que a projeção se deve ao bom desempenho do agronegócio, a cadeia que mais tem se sobressaído dentro da crise, como apontado no Especial Agrobusiness produzido pelo Guia Marítimo. (Leia no Guia). Em franca expansão, o setor agrícola brasileiro já representa 24% da cadeia produtiva do País, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Tartari complementa que os principais itens transportados pelo porto são ligados a esse setor, como a soja e seus derivados, fertilizantes, trigo, entre outros. “A celulose, depois da ampliação da capacidade de produção da planta da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba, também vem crescendo em importância por causa da exportação do produto, que deve chegar neste ano a cerca de 1 milhão de toneladas”, disse.

Uma iniciativa que deve favorecer o escoamento desse material é a modernização de 1.125 metros do cais público, que conta com recursos do governo federal na ordem de R$ 97 milhões. Iniciada em 2014, a medida ampliará o pátio de manobras e melhorará as condições de atracação dos navios, agilizando os embarques e desembarques. Em fase de testes, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em meados de 2017.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.