Maior capacidade para navios maiores
Terminal de petróleo do Porto do Açu se prepara para receber navios de grande porte
O Porto do Açu está se preparando cada vez mais quando o assunto é infraestrutura. O exemplo disso é que o complexo já está se preparando para receber embarcações de grande porte, já que a profundidade de seu canal de acesso será aumentada para 24,5 metros até o final de 2017.
Com atuais 20,5 metros, o canal de acesso do terminal é capaz de receber navios tipo Suezmax. Porém, após obras de aprofundamento, o complexo será capaz de receber os famosos Very Large Crude Carriers (VLCCs) que navegarão através do canal para o terminal de transbordo de petróleo.
A Açu Petróleo SA – empresa conjunta da Prumo Logística S.A. e da Oiltanking – foi a responsável pela concessão do projeto de expansão que teve cerca de 120 milhões de euros (127,1 milhões de dólares) em invesimentos pela empresa holandesa de manutenção de infraestrutura marítima Royal Boskalis Westminster N.V. (Boskalis).
Entre os trabalhos incluídos no terminal estão: aprofundamento, alargamento e extensão do canal de acesso e da bacia de torneamento. De acordo com a Boskalis, as obras de expansão começarão imediatamente e devem ser concluídas no final do ano que vem.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.