Mais chances para os portos
Antaq desenvolve índice para medir eficiência dos complexos
Nos moldes do IDA (Índice de Desempenho Ambiental), lançado em 2012, com o objetivo de verificar os avanços de práticas sustentáveis nos portos públicos, pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) desenvolveu um índice de eficiência para avaliar a gestão portuária.
A ideia do novo indicador é criar entre 50 e 60 itens para avaliar as peculiaridades de cada porto em relação à gestão. Pelos planos da agência, o IDA continuará aplicado aos portos públicos, além de seguir sendo ampliado para terminais portuários privados. A leitura dos primeiros resultados nos terminais privados deve ocorrer dentro de um ano.
O IDA tem uma plataforma virtual para preenchimento de informações pelas administrações portuárias que informam, dentro de cada item, o que estão executando e de que forma. O diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski defende a importância do índice de gestão como ferramenta para buscar o perfil do gestor mais adequado para o porto.
“Diante de novos TUPs (Terminais de Uso Privado), o novo medidor de eficiência servirá para garantir a qualidade operacional do porto público através de uma boa gestão”. A orientação é que a fiscalização dentro do porto público seja feita por fiscais da autoridade portuária e fiscais da Antaq. Um dos motivos é evitar o retrabalho. “Toda diretoria está alinhada na questão da gestão e na maioria dos portos já foi elaborado um manual de fiscalização conjunto”, citando os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), por exemplo.
Tokarski prometeu ainda ampliar a interlocução com todo setor, não somente usuários e empresas, na busca de uma agenda mais efetiva. “Em relação às autoridades portuárias, buscaremos interlocução mais de perto, com visitas bem estruturadas para conseguir entender um pouco mais o outro lado no sentido mais fomentador das boas ações e também junto aos portos públicos brasileiros”, projetou o diretor.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.