Mais uma dragagem escorre pelas mãos...

União não aceita garantia de firma e cais santista vê sua chance de melhorar acessos mais distante

O Guia Marítimo vem acompanhando o imbróglio dos problemas enfrentados na contratação da dragagem do Porto de Santos e ele continua. O contrato assinado pela EEL há mais de três meses, que ganhou a licitação para a dragagem do cais santista com a proposta de R$ 369 milhões, agora teve a licitação negada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Mais uma vez o cais santista vê sua chance de receber novos navios, melhorar seus acessos e melhorar sua infraestrutura mais distantes. De acordo com a pasta, a empresa não havia apresentado toda a documentação necessária para a assinatura da ordem de serviço, que libera o início dos trabalhos. Faltava a apresentação das garantias financeiras.

Agora, a pasta pretende convocar a segunda colocada no processo licitatório que aconteceu em julho do ano passado, a Van Oord Operações Marítimas – responsável pela atual dragagem do Porto de Santos. Na licitação ganha pela EEL, a companhia pediu R$ 373,9 milhões pelo serviço. Caso a firma não aceite as condições impostas pelo Governo, um novo certame será aberto para a contratação do serviço. O problema, neste caso, é a imprevisibilidade quanto ao tempo que este processo levará.

Procurada, a EEL disse que a empresa informou que a pasta solicitou esclarecimentos sobre suas garantias, que já foram encaminhados. “Como a equipe técnica já está mobilizada, a nossa expectativa é receber a ordem de serviço para iniciar os serviços já no início da próxima semana”, informou a sócia-proprietária da empresa, Cláudia Carvalho.

Esta é a terceira tentativa do Governo de contratar o serviço, fundamental para garantir a profundidade do canal de navegação e o acesso de navios ao Porto de Santos. O processo licitatório se arrasta há mais de um ano. Vale ressaltar que sem obras adicionais de infraestrutura, o serviço de dragagem não será suficiente para ampliar a profundidade do canal de navegação do porto santista e manter as novas dimensões.

#LeianoGuia os destaques dessa novela:

Mais de um ano depois da licitação, Codesp assina contrato para inicia da dragagem. 

Dragagem em Santos é retomada.

Santos não pode mais esperar – e tampouco o Brasil. 

Dragagem em debate.

Nova dragagem sem data para começar. 

Sem dragagem – Codesp suspende licitação para contratação do serviço. 

Licitação de dragagem em Santos: sai ou não sai?


 


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