Navegação no Porto de Santos é interrompida

Paralisação que já dura 24h causa prejuízos de mais de US$ 20 mil para cada navio parado

O canal do Porto de Santos continua paralisado e sem previsão de liberação pela Marinha do Brasil para navegação. O canal que já está parado a 24h por causa da maré alta teve a entrada e saída de navios cargueiros interrompida às 7 horas de ontem, quarta-feira, 27, após a chegada de uma frente fria que gerou ondas de até 4 metros e rajadas de vento que chegaram a 86 km/h.

Por enquanto o impacto ainda não é grande para as exportações do país, disse a assessoria do complexo, porém o prejuízo para cada navio parado por dia chega a mais de US$ 20 mil. Segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), a operação de navios já atracados no complexo continua funcionando normalmente. No total, 32 embarcações estão atracadas no cais santista e dez aguardam a liberação do estuário para seguir viagem. Na barra, 43 navios estão ancorados e dez esperam liberação para atracar no porto.

De acordo com a Praticagem, a paralisação deve-se ao mau tempo, ressaca e falta de visibilidade. O tempo, inclusive, paralisou os serviços de travessia de balsas entre Santos e Guarujá, que já foi normalizada nesta quinta-feira, 28.

Em março deste ano, o Porto de Santos registrou 30,8% de participação na balança comercial brasileira relativa ao ano. O percentual é novo recorde no comércio exterior do Brasil. De acordo com a Base Aérea de Santos, os ventos na região chegaram a quase 90 km/h e as ondas provocadas pela ressaca ultrapassaram os 3 metros de altura. A previsão para esta quinta-feira é que o mar continue agitado, porém com menores condições de ressaca.

O Guia Marítimo continuará acompanhando as eventuais mudanças.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.