Nova dragagem sem data para começar

Tratativas para relançar edital esbarra nas mudanças de configuração em Brasília

A novela das dragagens continua e dessa vez o endereço é novo: porto de Itajaí e Navegantes. Nove meses após as cheias do Vale do Itajaí terem assoreado o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, a dragagem, que deveria ser feita em caráter emergencial, ainda não tem data para sair do papel.

Aberta pelo governo federal, a licitação teve seus envelopes abertos no mês passado, porém nenhuma empresa se candidatou para executar o serviço, avaliado em R$ 65 milhões. O cenário deserto esbarra na insegurança de empresas internacionais que mesmo consultando o edital para fechar contratos com o governo federal veem no atual cenário instabilidade e medo de investir.

O problema piora quando a SEP (Secretaria Especial de Portos) que foi incorporada ao Ministério dos Transportes até agora não tem ninguém no comando. Assim, as tratativas para relançar o edital têm esbarrado nas mudanças de configuração em Brasília.

Obras

O assoreamento fez com que o canal perdesse cerca de 2 metros de profundidade, e o cálculo indica que a será necessário retirar do fundo do Itajaí-Açu 3,7 milhões de metros cúbicos de resíduos – algo que a dragagem de rotina não é capaz de absorver.

Com o canal assoreado, há restrições de calado para os navios que aportam nos terminais locais, o que interfere, inclusive, na logística dos armadores. Para completar, a autoridade portuária ganhou mais uma dor de cabeça na última semana: a draga que faz o serviço de rotina em Itajaí está temporariamente parada por um problema técnico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.