Planejamento e transparência para os portos e terminais

Em evento do Clube da Âncora, Adalberto Torkaski apresenta um panorama do setor portuário

Na última sexta-feira (18), o Clube da Âncora promoveu, na Codesp, um encontro entre autoridades governamentais e entidades privadas relacionadas ao setor portuário para trazer à tona os marcos regularizadores que regem a atividade e as questões relacionadas ao comércio exterior brasileiro.

Com a presença de empresários, estudantes e autoridades, o evento teve como palestrante o diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adalberto Torkaski, que falou sobre a regulação do setor portuário e marítimo.

Reforçando a tese de que é necessário rever constantemente as normas que regem a relação entre portos e usuários, Torkaski apresentou opções e sugestões para as regras no ambiente portuário, que congrega 37 portos organizados, 183 TUPs (terminais de uso privado) e movimenta mais de 1 bilhão de toneladas anualmente, segundo levantamento de 2015.

“É necessária a participação constante da comunidade portuária no debate dos aspectos que normatizam o setor marítimo”, afirmou Adalberto Torkaski, citando ações de planejamento, imprescindíveis para aumentar a competitividade dos portos, como modernização da infraestrutura e da gestão, transparência no sistema de tarifas, aumento da oferta de serviços e instalações privadas e, por fim, o estímulo à concorrência entre portos.

Segundo Torkaski, os 62 processos de outorga de autorização para TUPs, atualmente em andamento, revelam que o modelo dos terminais privados tem crescido a taxas bastante superiores às estatísticas portuárias: no período de 2014 a 2015, os portos organizados brasileiros aumentaram a sua movimentação em 0,7%, enquanto os terminais privados registraram 5,9% de crescimento. E essa movimentação não se restringiu ao comércio exterior: em 2015, os TUPs concentraram 76% da cabotagem brasileira, enquanto os portos movimentaram 24% desse fluxo.

A presidente do Clube da Âncora, Madeleine Fiévé Onclinx, ressaltou a importância de promover o evento na sede da Autoridade Portuária de Santos: “Na Europa, não há dúvida de que Santos é um dos mais importantes portos do mundo e sabemos o quanto é vital para o comércio exterior brasileiro”, declarou.

Para conferir as estatísticas apresentadas pelo diretor-geral da Antaq, Adalberto Torkaski, é possível acessar a sua apresentação clicando aqui.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.