Porto de Paranaguá investe em melhorias e já colhe frutos

Com novo berço exclusivo para veículos, máquinas e equipamentos, o porto espera reduzir custos e agilizar operações

Já em atividade, os novos dolfins que formam o berço de atracação para cargas especiais no Porto de Paranaguá vão atender a importação e exportação de veículos, máquinas, equipamentos e outros tipos de cargas que possam ser movimentadas direto do navio para o cais.

O berço é resultado do investimento de R$ 60 milhões que incluíram a implantação de três novos Dolfins de atracação e um de amarração de navios. O primeiro navio carregado com veículos atracou nos novos dolfins do Porto de Paranaguá no dia 24 de abril.

“O início da programação de navios nos novos dolfins significa que o Porto de Paranaguá terá um berço exclusivo para este tipo de operação, otimizando as atracações, reduzindo o tempo de espera e o custo da operação”, declarou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

A nova estrutura aumentará a capacidade do porto em 15 navios a mais por mês, com tempo médio de operação de 12 horas. Em 2015, o Porto de Paranaguá recebeu 123 navios destinados ao transporte de veículos, máquinas e equipamentos, com capacidade média para transportar de 3 a 5 mil veículos. A exportação de veículos por Paranaguá teve forte alta no período de janeiro a março de 2016, com 15,7 mil carros exportados pelo porto paranaense, um volume mais de três vezes superior ao exportado no ano passado, quando a movimentação foi de 4,2 mil veículos.

No primeiro trimestre deste ano, o porto bateu o recorde de movimentação total de cargas, chegando a 11,18 milhões de toneladas de cargas, o que o fez superar o recorde anterior de 11,10 milhões de toneladas, atingido em 2014. Na comparação com 2015, o aumento foi de 23%.

As grandes responsáveis pelo desempenho do porto foram as exportações de granéis sólidos. Ao comparar os volumes com os três primeiros meses do ano passado, o Porto de Paranaguá aumentou em 17% a movimentação deste tipo de produto, com mais de 8,4 milhões de toneladas movimentadas. Dentro deste grupo, o destaque ficou para a soja, que teve, em março, a melhor movimentação mensal de todos os tempos pelo porto, com 1,6 milhão de toneladas.

A movimentação de granéis líquidos também fechou o primeiro trimestre com forte alta. Foram mais de 1,1 milhão de toneladas movimentadas, crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos últimos cinco anos, foram investidos R$ 511,9 milhões em melhorias na infraestrutura e logística do Porto de Paranaguá, com a aquisição de quatro novos shiploaders, substituindo equipamentos que vinham operando desde a década de 70. Os novos carregadores conseguem embarcar grãos com 33% mais agilidade que os antigos, aumentando a velocidade de embarque de 1,5 mil toneladas por hora para 2 mil toneladas por hora.Também foram adquiridos dez novos guindastes, balanças para pesagem dos caminhões, tombadores e demais componentes para descarregar cargas, scanners para inspeção de cargas. Para os próximos anos, estão previstos outros R$ 423 milhões em investimentos com recursos públicos.


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