Porto do Rio Grande comemora o aniversário e os resultados

Complexo portuário registra crescimento entre janeiro e outubro de 2016 e também comemora os 101 anos do Porto Novo

O feriado de 15 de novembro foi comemorativo para o Porto do Rio Grande, que completou 101 anos de atividades ininterruptas de sua estrutura pública. Com embarques e desembarques que conectaram a região sul do Brasil a todas as partes do mundo, o porto aproveitou para tornar a comemoração dupla, ao registrar também um crescimento na movimentação do complexo portuário. Até o mês de outubro deste ano, foram mais de 33 milhões de toneladas de cargas movimentadas no Porto Novo.

O setor de estatísticas da Superintendência do Porto concluiu o levantamento dos dados movimentados no complexo que envolve a zona pública e de instalações privadas, totalizando, entre janeiro e outubro, 33.027.148t, um aumento de 1,7% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Carga Geral e Graneis Líquidos foram os principais responsáveis pelos números, com crescimentos de 19,1% e 12,3%, respectivamente.

"A Carga Geral representa uma gama dos mais variados produtos movimentados sejam no Superporto através dos containers ou do Porto Novo. A celulose é um bom exemplo da expansão desse segmento. Com a ampliação da fábrica da Celulose Riograndense em Guaíba estamos triplicando a movimentação do produto em Rio Grande, e isso significa geração de emprego e renda", afirmou o diretor-superintendente Janir Branco. Nos dez meses do ano, os principais países a receberem produtos que saíram do Porto do Rio Grande foram: China (9.115.435t); Irã (873.086t); Coréia do Sul (768.192t); Estados Unidos (652.046t) e; Eslovênia (631.992t).

Os Graneis Sólidos seguem como principal segmento de movimentação do complexo portuário, somando mais de 20 milhões de toneladas. Os embarques de arroz cresceram 2,1% (1,2 milhões de toneladas). O milho, por sua vez, cuja movimentação passou de 843 mil toneladas, teve crescimento de 150%. Também houve alta na movimentação de cevada, que chegara a 79 mil toneladas nos primeiros 10 meses de 2015, e, neste ano, já chegam a 102 mil toneladas. Trigo e soja aparecem com decréscimo, respectivamente de -23,7% e -12,9%.

O ano de 2016 também registra no período aumento do número de embarcações que passaram pelo complexo. Até outubro, foram 2.681 viagens de longo curso, navegação interior e cabotagem partindo ou chegando ao complexo. "Estamos atentos ao mercado e aos acontecimentos globais. Os números nos deixam satisfeitos mas mostram que o trabalho deve seguir na prospecção de novas cargas e de melhoramento do nosso complexo garantindo sempre competitividade e qualidade as nossas operações", encerra Branco.

História - Inaugurado pela Companhia Francesa dos Portos do Rio Grande do Sul em 15 de novembro de 1915, o Porto Novo surgiu como uma moderna instalação portuária para a época. Na cidade, a Companhia foi responsável pela construção do porto e dos Molhes da Barra do Rio Grande. Atualmente, o Porto Novo possui 1.950 metros de cais sendo que 1.125 estão em processo de modernização. Como cais público, opera os mais variados produtos como celulose, toras de madeira, insumos para fertilizantes, cargas de projetos e, outros. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.