Primeiro embarque de milho pelo Porto de Santos

Integrado a ferrovia, Tiplam é a aposta de agilidade no escoamento do agronegócio

A VLI realiza nesta semana seu primeiro embarque de milho pelo seu novo terminal graneleiro de Santos, chamado Tiplam. O navio atracou no sábado, no berço dois, e irá carregar 26,5 mil toneladas de milho da Bunge, em um embarque de comissionamento (fase de testes do porto). “Começamos. Estamos aptos a receber a nova safra recorde brasileira de grãos”, disse Fabiano Lorenzi, diretor comercial da VLI.

Localizado no Canal de Piaçaguera, o Tiplam é um projeto cujos investimentos giram em torno de R$ 2,7 bilhões. Sua ampliação pela VLI teve início em 2013 e chegou a 95% concluída. O terminal portuário é totalmente integrado à ferrovia e aposta de agilidade no escoamento do agronegócio.

Atualmente, o Tiplam movimenta 2,5 milhões de toneladas atuais de produtos importados, como enxofre e fertilizante. O projeto de ampliação tem o objetivo de capacitar o porto para exportar granéis agrícolas, além de aumentar a capacidade de recebimento das cargas já operadas.

Quando for totalmente entregue, no primeiro semestre de 2017, vai agregar à Baixada Santista capacidade extra de 12 milhões de toneladas por ano em exportação de grãos e açúcar e importação de fertilizantes e enxofre, alcançando 14,5 milhões de toneladas de movimentação em sua estrutura. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.