Tecon Rio Grande recebe mais de doze mil toneladas de fertilizantes

Com importação da carga via contêiner, movimentação do produto cresce no terminal

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, recebeu 12.152 toneladas de fertilizantes de janeiro a maio de 2019, correspondente a 611 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O resultado está principalmente ligado à bem-sucedida operação de importação do produto via contêineres reefer, iniciada no ano passado.

Os fertilizantes são transportados em big bags (grandes sacolas), capazes de carregar até uma tonelada do produto, dentro de contêineres reefer desligados. “Esses equipamentos são utilizados para exportação de carne congelada e, como em sua maior parte retornavam vazios, identificamos uma oportunidade interessante que beneficia tanto armador como importador e o próprio terminal pelo fomento de novas cargas conteinerizadas”, conta Rodrigo Velho, gerente comercial do Tecon Rio Grande, destacando que todos os contêineres passam por higienização antes de receber qualquer tipo de carga.

“A conteinerização de fertilizantes simplificou muitas operações. Além de melhores custos, ganhamos mais independência na compra da mercadoria, maior eficiência no fluxo de caixa, com estoques menores”, ressalta Darli Golembieski da Ourofértil, empresa parceira do Tecon Rio Grande no setor.

A carga é entregue ao cliente em big bags, em caçambas (onde o big bag já foi rompido) ou mesmo a granel. Além dos fertilizantes, o terminal também vem fomentando a conteinerização de outras cargas tradicionalmente transportadas a granel, como a exportação de grãos e o projeto de estufagem de toras.

Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.