Antaq divulga ranking de gestão ambiental

Porto ganha pelo segundo ano consecutivo

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) divulgou essa semana os resultados do ranking de gestão ambiental, o IDA (Índice de Desempenho Ambiental Portuário), divulgado em setembro. Entre os 30 portos brasileiros avaliados no estudo, o Porto de São Sebastião foi eleito mais uma vez como primeiro colocado. Com 99,37 pontos, o complexo também obteve a primeira posição em 2015, com 95,73 pontos.

Pata o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, a primeira colocação consecutiva em um importante índice e representa que “é possível compatibilizar a atividade portuária em áreas sensíveis de proteção ambiental, juntamente com o turismo”, Para Tércio, “isto é o resultado de uma gestão feita com dedicação e foco na mudança de cultura da comunidade portuária. A ampliação do Porto se dará em bases sustentáveis”.

O IDA é uma importante ferramenta para a compreensão e comparação da dinâmica da gestão ambiental portuária. Um de seus objetivos é medir o grau de atendimento dos portos brasileiros às conformidades ambientais. A metodologia utilizada pela Antaq no IDA considera 38 indicadores baseados na literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Os indicadores são classificados em quatro categorias, que avaliam a capacidade econômico-operacional, sociocultural, físico-química e biológico-ecológica.

Tércio comentou ainda que a conquista de mais este prêmio faz do Porto de São Sebastião referência nacional em gestão ambiental. “Além de ser destaque neste ranking, é o primeiro e único porto organizado a conquistar a certificação internacional ISO 14.001, que comprova a sua qualificação em gestão ambiental, para toda a atividade de administração, exploração e operação. É também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, o qual reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.