Câmara Brasil Alemanha promove curso de economia circular

Com alterações frequentes nos códigos de exigências internacionais, câmara alemã alerta para a necessidade de atualização constante no comércio exterior

O uso de recursos naturais é limitado, e eles são finitos. No futuro próximo, a matéria-prima não renovável que não tiver sido aproveitada estará absorvida. Com essa preocupação, a Câmara Brasil – Alemanha vai promover, no dia 22 de setembro, o seminário Economia Circular e Responsabilidade do Produtor. Segundo os idealizadores do evento, planejar a economia com olhos para a sustentabilidade é extremamente importante, uma vez que “um mundo com recursos finitos está precisando de um método de produção com uma circulação material, que pode ser continuada ilimitadamente”.

Na economia circular, as matérias usadas retornam no processo de produção além do seu ciclo de vida. A reciclagem de bens a resíduos assume um papel importante na economia circular, para que os resíduos possam ser reusados como matéria-prima novamente. Hoje € 11,6 bilhões já são empregados globalmente na economia circular, a taxas de crescimento anuais entre 3 a 7%. Para o Brasil, no entanto, a ideia ainda é desafiadora, uma vez que o país enfrenta dificuldades em sua economia, porém é algo perfeitamente factível, uma vez que o potencial do país lhe permite assumir a liderança em ações como essa.

A economia circular começou em 1994 na União Europeia, onde a legislação passa por mudanças anualmente. Diante da oscilação de leis, é importante que os exportadores brasileiros estejam sempre atentos a fatores como requisitos para a licença de utilização de embalagens e transportes, garantias de descarte de eletroeletrônicos e pilhas usadas, entre outras exigências. após seu uso são poucos exemplos para os decretos e leis, que devem ser cumpridas.

A integração de EPR (Extended Producer Responsibility - responsabilidade alargada do produtor) na legislação nacional já está acontecendo no Chile, por exemplo. Por isso, é necessário estabelecer uma base política, para aproveitar as oportunidades da economia circular de uma maneira sustentável.

O curso será ministrado por Sascha Schuh, Managing Director da ASCON, empresa alemã de gestão de resíduos, que tem mais de 20 anos de experiência na área. Shuch é apoiador de organizações internacionais comprometidas com inovações relevantes para o planejamento e a implementação de projetos para a gestão de matérias-primas secundárias.

Clique aqui para mais informações o curso gratuito de Economia Circular e Responsabilidade do Produtor, que será ministrado em inglês no dia 22 de setembro, na Câmara Câmara Brasil-Alemanha - Rua Verbo Divino, 1488, 3º andar, Chácara Santo Antônio, São Paulo-SP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.