Lucratividade, responsabilidade social e proteção ambiental

Com essas máximas, a BASF manteve o desempenho durante o ano de 2015 e buscou trabalhar dentro dos pilares da sustentabilidade

Com base nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) a indústria química BASF apresentou recentemente o Relatório América do Sul 2015, seguindo os padrões do IFRS (International Financial Reporting Standard).

Entre os destaques apresentados no relatório estão investimentos como a inauguração do Complexo Acrílico de Camaçari (Bahia/Brasil) e novas fábricas no Complexo Químico de Guaratinguetá (São Paulo). O presidente da BASF para a América do Sul, Ralph Schweens, afirmou que a empresa primou pela inovação para desenvolver soluções que aliassem “sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental”, referindo-se aos 3 Ps estabelecidos em inglês pela ONU: People, Planet and Prosperity.

No ano de 2015, a Basf comemorou os 150 anos da empresa com mais de 50 eventos e atividades em São Paulo, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Santiago e Montevidéu, promovendo ações e debates para a construção de ideias para três desafios da humanidade: alimentação, energia inteligente e vida urbana.

A empresa também investiu fortemente na América do Sul, inaugurando, em junho de 2015, três fábricas em Camaçari, na Bahia, para produção de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes. Os produtos são destinados tanto ao mercado nacional quanto à exportação.

Outras áreas na qual a BASF atuou durante o ano foram a agroindústria e alimentação, com o lançamento do sistema de produção Cultivance para soja geneticamente modificada, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); o setor de embalagens, com a criação dos materiais Elastollan, em TPU (poliuretano termoplástico) para alimentos que envolvem o contato com alimentos; o automotivo, com a criação doUltramid, um material plástico mais leve para o painel de automóveis; e, para a indústria da construção, a empresa lançou tanto a fórmula concentrada de tinta Suvinil como a idealizou o sistema construtivo isotérmico Casa Econômica, que oferece redução de mão de obra, menos resíduos, de modo a garantir mais conforto e economia de energia no uso da casa.

Ainda com foco na sustentabilidade, a Basf criou o Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva, em parceria com a FEE (Fundação Espaço ECO), cujo o objetivo é proteger as margens de rios e córregos, beneficiar a biodiversidade nos biomas Mata Atlântica e Cerrado e contribuir com a conservação ambiental nas propriedades agrícolas. Em 2015, a empresa relata que foram mais de 23 mil árvores plantadas e 61 produtores rurais atendidos.

Em 2015, considerando o cenário econômico desafiador em diversos países da América do Sul, a BASF apresentou um crescimento mais conservador do que o planejado nas metas regionais, embora tenha atingido resultados acima do desempenho geral do mercado. Como parte da estratégia, foram implementadas uma série de medidas estruturais na América do Sul para aumentar a produtividade e reforçar o foco nas necessidades dos clientes da região.

O Complexo Acrílico da BASF foi um desses exemplos estratégicos, implantando na região de Camaçari as chamadas indústrias de transformação, atendidas pelos portos do Estado, em especial o Porto de Aratu. Também na mesma região, está sendo instalada uma fábrica de produtos para higiene pessoal de cuidado infantil e proteção feminina da Kimberly Clark, que utilizará, entre outras matérias primas, o polímero superabsorvente da BASF. O projeto do Complexo Acrílico inclui um acordo com a Braskem para fornecimento de propeno e utilidades (ar comprimido, vapor e água).

Incentivo

Para as instalações, a BASF obteve apoio do Governo da Bahia, com uma atuação relevante da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da região, que contribuiu com o plano logístico para chegada dos equipamentos, "um desafio importante para o Complexo", segundo o Relatório Anual da companhia.

No mês de junho, a Edição Especial do Guia Marítimo abordará o tema Sustentabilidade. Leia no Guia as edições especiais com temas dirigidos e entrevistas aos principais executivos da indústria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.