ABTRA PROMOVERÁ O 1º HACKATHON DO PORTO DE SANTOS EM DEZEMBRO

Os desafios dessa maratona de inovação devem gerar soluções tecnológicas para beneficiar toda a comunidade portuária da Baixada Santista

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) realizará o 1º Hackathon do Porto de Santos, de 06 a 08 de dezembro de 2019, no Comfort Hotel, à Avenida Rei Alberto I, 177 – 181, na Ponta da Praia.

Essa “maratona” de inovação em Tecnologia da Informação reunirá, durante três dias e três noites, 10 equipes multidisciplinares em uma competição para o enfrentamento de desafios que vão resultar em soluções tecnológicas do interesse e em benefício de toda a comunidade portuária da Baixada Santista.

A organização do evento, a cargo da Zero Treze Innovation Space, conta com o apoio institucional da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e do Ministério da Agricultura (MAPA)/Vigiagro Santos. Representantes desses órgãos, juntamente com as equipes da ABTRA e da Zero treze, compõem o comitê orientador, responsável por definir os desafios que serão apresentados às equipes concorrentes em dezembro.

“Esse projeto integra as ações comemorativas dos 30 anos de atuação da ABTRA, cuja missão, além de representar os interesses de seus associados, é fomentar a inovação tecnológica dos processos logísticos e portuários do comércio exterior brasileiro”, lembra o presidente da entidade, Bayard Umbuzeiro Filho. “Queremos com esse evento contribuir para elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar”.

Estão previstas também uma série de atividades preparatórias, incluindo workshops multidisciplinares voltados aos profissionais das empresas associadas à ABTRA e entidades/órgãos parceiros.

“Nossa ideia é que mobilizar toda a comunidade portuária”, explica o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. “Queremos envolver os nossos associados e parceiros inclusive para atuar no hackathon como mentores, dando suporte técnico às equipes no desenvolvimento das soluções”.

Os 60 participantes, divididos em 10 equipes, serão selecionados com base em seus currículos inscritos. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 60 mil para a 1ª equipe colocada – o maior prêmio em dinheiro já oferecido nesse tipo de competição no Brasil! – e R$ 12 mil para a segunda colocada. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 06/11/2019 no site: portohacksantos.com.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.