Alto nível de gestão e controle sob as operações
Com novo software, Link Comercial reduziu 18% dos custos com transportes em 2016
Fundada em 2004, a Link Comercial, opera desde 2015 o sistema TMSembarcador transpoFrete que tem como principal função soluções de inteligência logística. Culturalmente trabalhando no gerenciamento pleno dos transportes, a companhia enfrentava um dilema: alta demanda de planilhas para tratativas de fretes.
De acordo com Fernando Horst Muller, coordenador de logística, com tanta demanda pouco tempo sobrava para as atividades que gerariam retorno para empresa. “Após a implantação do transpoFrete, a nossa equipe trata apenas as situações de exceções. As demais situações são todas automatizadas”. Segundo o executivo, com a implantação do sistema foram eliminados processos de montagem de planilha, passando a extrair todas as informações gerenciais do sistema.
Como resultado, nos três primeiros meses de utilização do software, a empresa registrou um custo de fretes na alíquota de 2,77% sob o faturamento. Enquanto que, ao longo de 2016, o custo médio caiu para 1,97%. A economia geral, que acumula índices de 0,8% sob o faturamento e 18% sob fretes, é fruto de recursos como auditoria automatizada de fretes, simulações de transportes e informações gerenciais estratégicas que permitem a empresa tomar as melhores decisões. “Com a implantação do software, a Link Comercial passou a trabalhar com mais transportadoras, implementando alto nível de gestão e controle sob as operações das mesmas”, salientou.
Fernando menciona que a empresa incorporou ainda mais resultados utilizando os números dos transportes em favor do processo comercial da empresa. Após alguns meses de utilização da plataforma, a companhia realizou um trabalho com as transportadoras, apresentando-as o volume total de cargas executadas e o valor faturado de cada uma, as propondo para que as mesmas adquirissem, da Link, os pneus para seus veículos, como uma espécie de contrapartida pela manutenção do seu volume de cargas transportadas. “A área de logística virou uma máquina de produção de resultados”, comenta Fernando, com empolgação.
O transpoFrete, que está completamente integrado com o ERP Dynamics da Microsoft, trouxe ainda outros benefícios, como segurança no processo de emissão de despachos, integração fiscal e financeira, governança nos controles de prazos e ocorrências, entre outros.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.